O ano não começa depois do carnaval
Caros colegas corretores, o início de ano é conhecido como um período onde as atenções dos consumidores de todos os segmentos do mercado, em especial do mercado imobiliário, estão, de acordo com o senso comum, voltadas para as férias ou para os compromissos comuns deste período (pagamento de impostos, material escolar etc) enfim, em tudo, menos em adquirir um imóvel. Partindo dessa premissa aceitamos, muitas vezes, aquela frase “O ano só começa depois do carnaval!!”
Não poderia haver afirmativa mais prejudicial para o profissional corretor de imóveis do que isso! Aguardar o término do carnaval para começar a executar seus projetos pode comprometer meses e até mesmo um ano inteiro de trabalho. Neste ano o carnaval será somente no final deste mês de fevereiro, ou seja, já terão transcorridos quase 2 meses do ano de 2020 sem que nenhuma ação efetiva tenha sido tomada pelo profissional, pois o mesmo estará aguardando “o ano começar”.
Não caia nesta armadilha do senso comum, inicie “para ontem” suas ações neste ano de 2020, para que, após o carnaval, você corretor já esteja a frente de todos que estão esperando a folia para iniciarem de fato o ano e colocarem em prática seus projetos. Para tanto, seguem algumas dicas de se aproveitar melhor esse período até o carnaval, mesmo que já tenha passado janeiro e você ainda não tenha se organizado:
Realize um “kick-off” de vendas: Conhecido entre os profissionais especializados em treinamento de vendas, o “kick-off” de vendas é o chamado pontapé inicial de vendas, ou seja, um planejamento de vendas realizado no início de cada ano, para que o profissional tenha uma agenda de ações a serem tomadas e metas pré-definidas para todo um ano de trabalho. Ajuda a clarear o caminho para todo o ano de trabalho.
Faça contato com todos os leads que você construiu nos últimos meses do ano anterior: O senso comum diz que o ano só começa depois do carnaval, porque antes dele muitas pessoas estão envolvidas com outros assuntos, não entrando em contato para ver imóveis. Esse fato faz com que se tenha dificuldades em gerar leads (contatos de clientes). Contudo, nada impede você de, nesse período de poucos novos contatos surgindo, de você ligar para os contatos gerados nos últimos 3 meses do ano passado, pois, certamente, muitos deles não conseguiram o imóvel ideal e, transcorridos alguns meses desde o último contato, você pode ter o imóvel que aquele cliente busca.
Aproveite o período para realizar reciclagem em sua equipe de vendas e em você mesmo: Se o período para se gerar novos contatos não é dos melhores, então essa é a época perfeita para se investir em treinamentos, palestras online, livros da área imobiliária e todo o material possível que envolva o seu negócio para estudar e estar amplamente armado de novas tendências e novas argumentações para você passar o restante do ano reciclado e sempre como um profissional gabaritado para atender as demandas que virão durante todo o ano. Se não é possível encontrar cursos presenciais nessa época (a UNICRECI não é o caso, pois já conta com diversos cursos desde janeiro), você encontra muito material online.
Esses são apenas 3 exemplos básicos de como usar da melhor forma esse período, para não perder tempo esperando o carnaval para “começar o ano”, pois o Corretor de Imóveis é um profissional que se destaca pela sua proatividade e dinamismo, e temos que estar sempre preparados para um bom atendimento aos clientes.
Fabrício Junqueira – Delegado do Creci em Itaipava.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
Dia 02: Gilson Cony dos Santos – Creci 625, Antonio Carlos Tavares Motta – Creci 17.645, Ingrid Stelet de Oliveira – Creci 62.040;
Dia 03: Reynaldo Alfredo Siva Netto – Creci 19.135, Braz de Almeida Rangel – Creci 32.013, Wilson Carlos do Amaral Nogueira – Creci 24.286;
Dia 04: Maria Evangelista Correa – Creci 6.168, Luiz Carlos Cunha – Creci 25.279;
Dia 05: Fabio Machado de Rezende – Creci 16.806, Celso Macedo Antunes – Creci 39.595, Oddgeir de Mello Olsen – Creci 28.050, Bruno Nicolay Lagreca – Creci 66.646, Paulo Sergio Ferreira Bastos – Creci 30.953, Cristiano Esteves Gall – Creci 39.786;
Dia 06: Jandir Manoel Kronemberg – Creci 17.866, Alexandre Luis Lemos Baldi – Creci 19.903;
Dia 07: Jacques Serra Graf – Creci 7.599, Ermirio Pinheiro do Nascimento – Creci 25.545, Roberto Galvão Souza Pinto de Rezende – Creci 44.127;
Dia 08: Paulo Cesar Guimarães da Trindade – Creci 69.151, Jupira Maria Franco Nunes – Creci 22.301, Maria das Graças Gonçalves Fernandes – Creci 32.291, Rosane Fatima Barbosa da Silva – Creci 26.343, Edson Raposo da Silva – Creci 51.140, Fabia Chaves Rodrigues – Creci 67.807, Renata Muller – Creci 70.430. Nossos parabéns a todos vocês!