O caminho para ser feliz

29/01/2023 08:00
Por Mons. José Maria Pereira

O Evangelho (Mt 5, 1 – 12) apresenta o primeiro grande discurso que o Senhor dirige ao povo: “Vendo aquelas multidões – escreve São Mateus – Jesus subiu à montanha. Sentou-se e os seus discípulos aproximaram-se d’Ele. Então, começou a falar e a ensinar”. Jesus, novo Moisés, “toma o seu lugar na ‘cátedra’ da montanha” e proclama “bem-aventurados” os pobres de espírito, os aflitos, os misericordiosos, quantos têm fome de justiça, os puros de coração e os que são perseguidos (Mt 5, 3-10). Não se trata de uma nova ideologia, mas de um ensinamento que vem do Alto e diz respeito à condição humana, precisamente aquela que o Senhor, encarnando, quis assumir para a salvar. Por isso, “o Sermão da Montanha é dirigido ao mundo inteiro, no presente e no futuro… E só pode ser compreendido e vivido no seguimento de Jesus, no caminho com Ele” (Bento XVl, Jesus de Nazaré, p. 92). As Bem-Aventuranças constituem um novo programa de vida, para nos libertarmos dos falsos valores do mundo e nos abrirmos aos bens verdadeiros, presentes e futuros.

O texto do Evangelho das bem-aventuranças constitui um resumo do Sermão da Montanha e de todo o Evangelho de Jesus Cristo. É esta a ocasião que Jesus aproveita para traçar uma imagem profunda do verdadeiro discípulo.

Provavelmente, muitos dentre a multidão ficaram desconcertados com as bem-aventuranças, ou até decepcionados. Elas têm um aspecto surpreendente. Afinal, o mundo ensina: bem-aventurados os que têm muitos bens, pois podem satisfazer os seus desejos; bem-aventurados os fortes, pois impõem a sua vontade; bem-aventurados os que gozam a vida, pois têm todos os prazeres que desejam.

Que contraste com o caminho de felicidade para Jesus! Ele proclama felizes as pessoas que o mundo chamaria de infelizes. Quem tem razão, o mundo ou Cristo? Cristo, claro! Mas, como todos estamos um pouco contagiados pela mentalidade mundana, as palavras de Jesus são um forte apelo à conversão, concretamente dos nossos valores, atitudes e planos.

“Bem-aventurado” significa feliz, ditoso, e em cada uma das Bem-Aventuranças Jesus começa por prometer a felicidade e por indicar os meios para consegui-la. Por que Jesus começa falando da felicidade? Porque em todos os homens há uma tendência irresistível para serem felizes; esse é o fim que têm em vista em todos os seus atos; mas muitas vezes buscam a felicidade no lugar em que ela não se encontra, em que só acharão tristeza.

“Jesus começou a ensiná-los: Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5, 2-3).

A atitude fundamental exigida para participar do Reino dos Céus é a pobreza em espírito. Pobre em espírito é todo aquele que tem a atitude de confiança da criança em relação a seus pais. Pobre em espírito é quem coloca toda a sua confiança no Senhor. É o que não coloca sua segurança nos bens materiais, na glória e na fama, mas em Deus. O cristão considera-se diante de Deus como um filho pequeno que não tem nada em propriedade; tudo é de Deus seu Pai e a Ele o deve. A pobreza em espírito, quer dizer, a pobreza cristã, exige o desprendimento dos bens materiais e austeridade no uso deles.

O espírito de pobreza, a fome de justiça, a misericórdia, a pureza de coração, o suportar injúrias por causa do Evangelho são aspectos de uma única atitude da alma: o abandono em Deus, a confiança absoluta e incondicional no Senhor.

Em geral o homem antigo, mesmo no povo de Israel, procurava a riqueza, o gozo, a estima, o poder, e considerava tudo isso como a fonte de toda a felicidade. Jesus traça um caminho diferente. Exalta e abençoa a pobreza, a doçura, a misericórdia, a pureza, a humildade.

Com as Bem-aventuranças, o pensamento fundamental que Jesus queria inculcar nos ouvintes era este: só o servir a Deus torna o homem feliz.

O conjunto de todas as Bem-aventuranças traça, pois, um único ideal: o da santidade. Ao escutarmos hoje novamente essas palavras do Senhor, reavivamos em nós esse ideal como eixo de toda a nossa vida. Como nos diz o Apóstolo S. Paulo: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts 4, 3). Chama cada um à santidade e a cada um pede amor: a jovens e velhos, a solteiros e casados, aos que têm saúde e aos enfermos, a cultos e ignorantes; trabalhem onde trabalharem, estejam onde estiverem.

Sejam quais forem as circunstâncias por que atravessemos na vida, temos que sentir-nos convidados a viver em plenitude a vida cristã. Não pode haver desculpas, não podemos dizer a Deus: “Esperai, Senhor, que se solucione este problema, que me recupere desta doença, que deixe de ser caluniado ou perseguido…, e então começarei de verdade a buscar a santidade”. Seria um triste engano não aproveitarmos precisamente essas circunstâncias duras para nos unirmos mais a Deus.

“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem…Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus” (Mt 5, 11-12). Assim como nenhuma coisa da terra nos pode proporcionar a felicidade que todos procuramos, assim nada nos pode tirá-la se estivermos unidos a Deus. A nossa felicidade e a nossa plenitude procedem de Deus. Peçamos ao Senhor que transforme as nossas almas, operando uma mudança radical nos nossos critérios sobre a felicidade e a infelicidade.

Seremos necessariamente felizes se estivermos abertos aos caminhos de Deus em nossas vidas. Quando os homens, para encontrarem a felicidade, experimentam caminhos diferentes do da vontade de Deus, diferentes daquele que o Mestre nos traçou, no fim só encontram solidão e tristeza. Longe do Senhor, só se colhem frutos amargos e, de uma forma ou de outra, acaba-se como o filho pródigo enquanto esteve longe da casa paterna: comendo bolotas e cuidando de porcos (Lc 15, 11-32).

São felizes aqueles que seguem o Senhor, aqueles que lhe pedem e fomentam dentro de si o desejo de santidade.

Ora, Jesus quer mostrar que a verdadeira felicidade não se encontra onde o mundo a busca, ou seja, na riqueza, no poder, nos prazeres, mas a felicidade está na união com Deus. Portanto, confiar a vida ao caminho indicado por Deus e não se deixar seduzir pelo encanto perverso do mal. As bem-aventuranças são as disposições interiores e a conduta moral de quem deseja seguir Jesus Cristo.

Quando nos falta a alegria, com certeza, é porque não procuramos a Deus de verdade, no trabalho, naqueles que nos rodeiam, nas dificuldades. Não será, talvez, porque ainda não estamos inteiramente desprendidos? “Alegre-se o coração dos que procuram o Senhor”!

As bem-aventuranças valem como caminho a ser trilhado pelos discípulos de Jesus. Ainda que se concretizem de modo diverso segundo a vocação e a condição de cada um. Certamente exigem a graça de Deus e muita luta pessoal interior.

Permanecem como estímulo as promessas em cada bem-aventurança e a promessa final: Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

Invoquemos a Virgem Maria, a Bem – Aventurada por excelência, pedindo a força para procurar o Senhor e para O seguir sempre com alegria, no caminho das Bem – Aventuranças.

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