O futuro é mesmo agora

12/12/2018 10:10

Novas tecnologias digitais já se incorporaram em todas as áreas e operações das marcas. O uso de tecnologias emergentes como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas e impressão 3D tem promovido um desempenho e um crescimento significativo para as empresas. Se mais da metade da população está conectada é necessário desenvolver soluções que atendam às necessidades do cliente por meio da tecnologia, mas não basta só ser tecnológico, é preciso proporcionar as melhores experiências.

No último mês, tive a oportunidade de participar de uma das maiores conferências de inovação do mundo, o Web Summit 2018, em Lisboa, e pude acompanhar de perto as tendências para os próximos anos. Em 2019, pela primeira vez, mais da metade do mundo estará online, e, com esse ritmo acelerado, temas como confiança, privacidade e inovação seguem em evidência mais forte no mundo dos negócios, no qual as empresas precisam garantir segurança da informação, privacidade dos dados e ainda por cima, experiências positivas dos clientes. Essa preocupação vem crescendo junto com a chegada massiva das start-ups que nos proporcionam inúmeros serviços em diversas áreas, como saúde, finanças, meio ambiente e varejo e a quem pertencem tantas das nossas informações. "Dados são como petróleo", disse o CEO da Samsung, "Sempre existiu, mas passou a ter valor quando aprendemos a refiná-lo. Inteligência Artificial é o refinamento do Big Data".

Pois é, a Inteligência Artificial foi tema recorrente no Web Summit. Algo antes visto como ficção científica, hoje é realidade e mais próxima ainda do dia a dia das empresas e de seus produtos digitais. Durante o evento, vi mais de 180 start-ups focadas no desenvolvimento de AI & Machine Learning. O assunto é tão quente que houve um painel inteiro dedicado a discutir quando as máquinas irão dominar o mundo. Ou seja, estamos vivendo o momento que víamos nas telas do cinema.

Toda essa inovação no mundo digital é feita por pessoas, que vão determinar o alcance do poder dos seus dados, o alcance e o poder das máquinas e quais os serviços que serão substituídos por elas. O desafio dos governos e das empresas é assegurar que o mundo tecnológico seja o mais transparente e seguro possível.

Pegar todo esse conhecimento e aplicar na digitalização das marcas é o desafio dos desenvolvedores. Inovar por meio de produtos digitais, desenvolver soluções para atender todas as demandas dos clientes. Sempre tendo como foco segurança e a melhor experiência possível para os usuários. Depois de ir embora do Web Summit em Lisboa, saio com a certeza mais do que real de que o futuro é mesmo agora.

Últimas