O “plano B” de Hingo Hammes para tapar o rombo nas contas da prefeitura
O prefeito eleito Hingo Hammes tem um “plano B” para tapar o rombo nas contas da prefeitura. Em entrevista ontem à Tribuna FM, ele não detalhou como vai fazer, mas antecipou que as estratégias foram construídas com a colaboração de servidores da Fazenda, ainda em sua gestão interina, e que passam pelo aumento da arrecadação de impostos, mas sem a majoração das taxas ou criação de novas. Hammes tocou no delicado assunto do ICMS e disse que, em 2021, houve, em sua gestão interina, um pensamento sobre a mudança na declaração de recolhimento da GE-Celma, mas sem entrar no âmbito judicial; porém, isso não foi para a frente. Aí veio Bomtempo e arrumou aquele rolo com o ICMS que todos conhecemos o fim.
Parcelamento
Hingo falou de sua preocupação com a decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou que a redução no IPM de Petrópolis fosse feita gradualmente e que os valores “pagos a mais” fossem restituídos até 2028. Essa redução está minguando o recebimento do ICMS já este ano e, depois, serão R$ 2 milhões por mês a serem devolvidos por três anos a partir de janeiro de 2025.
Que coisa!
É, no mínimo, inusitado que o prefeito Bomtempo tenha anunciado um acordo com Teresópolis para pôr fim à ação que questionou o nosso ICMS a mais sem que tenha mesmo sido sacramentado. Pior é que a prefeitura de Terê diz que “o STF vem tentando fazer um acordo para resolver a questão” e que “não foi vislumbrada possibilidade jurídica para compor os termos do documento para posterior apresentação ao STF”. Mas, gente… Teresópolis diz que não tem segurança jurídica para firmar um acordo proposto pelo Supremo? Ou erraram e quiseram dizer que o acordo proposto por Petrópolis é que não é seguro?
Precoce
Aí, depois do desmentido de Teresópolis, Bomtempo convocou uma coletiva de imprensa e fez transmissão em suas redes sociais para dizer que está fazendo uma petição ao Supremo, reforçando o pedido de acordo. Era melhor ter confirmado com Terê antes de fazer o primeiro pronunciamento. De qualquer forma, não resolve porque outras cidades reclamam que também recebem a menos porque a fatia de Petrópolis ficou maior…
50 anos
As comemorações pelo Jubileu de Ouro da turma de Direito da Universidade Católica de Petrópolis, de 1974, idealizadas pelo advogado Fernando Costa, foram marcadas pela emoção. Na sexta, foi celebrada missa em ação de graças na Capela do Sion, ministrada pelo padre Carlos Silva Oliveira, seguida de solenidade no salão nobre da UCP. No sábado, o desembargador Aloysio Maria Texeira abriu as portas de sua residência em uma recepção com magistrados e com a presença do ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Aloysio Corrêa da Veiga, também da turma de 74, de Direito.
Dureza
E Yuri Moura vai enfrentar uma pedreira que é ter Bomtempo como inimigo declarado. Ele considera que Yuri deveria ter dado apoio a ele para a reeleição. Como não ocorreu e Yuri ainda o tirou do segundo turno, Bomtempo não pode sequer ouvir o nome do psolista.
Dobradinha
E a dupla Paulo Mustrangi e Rubens Bomtempo continuará caminhando junta? Há uma corrente que não acredita que eles possam fazer uma dobradinha estadual/federal em 2026. Tem uma ala forte de amigos que prega que Mustrangi se descole.
Difícil
Hingo Hammes quer nomes “técnicos” para ocupar as presidências da Comdep e CPTrans. Está convicto de que, para moralizar as empresas, não poderá ter gente com ligação com a política. Mas, se vai conseguir manter a ideia, é que é o desafio.
Contagem
Petrópolis está há 1 ano e 170 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.
Outubro Rosa
Para fechar as ações do Outubro Rosa, mês de intensificação da prevenção ao câncer de mama, a Radio Serra Radioterapia e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) se uniram para mais um encontro de conscientização e cuidado. Hoje, pacientes, familiares de pessoas em tratamento, amigos e o público em geral terão a oportunidade de debater um pouco mais sobre o tema. A ação será realizada às 19h, na sede do Ministério Encontro de Vida (MEV Petrópolis), no Morin.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br