O que é o Natal?

23/12/2016 12:00

Natal, Natal, como tu nada igual!

Natal, Natal, amor e paz em proporções iguais!

Natal, bênçãos dos céus a cair sobre a Terra, a nos ungir de laivos de aleluia, aleluia!

Natal, festa irmã, amiga, que nos muda, nos faz sentir como seres puros diante de um Menino Maior!

Natal, o que queremos de ti?

O que poderemos obter em teu dia, em tuas horas ansiadas e prósperas?

O que o Menino Jesus, que paira sobre nós, poderia aconselhar-nos e nos trazer?

O que quererá Deus que façamos?

O que representará para nós a ceia de Natal, o altar com o presépio?

Natal, festa de força maior quando nosso coração se encontra pleno de amor, de gratidão, de sensação de alegria e de oferta.

Natal, noite tão linda que nos promete tudo e nos enleva em sonhos, trazendo, ao acordar, a ilusão de que somos melhores e de que nossas vidas caminharão melhor e diferentemente.

Sim, irmãos, o Natal, a noite de lembranças do Ser Que mais nos ama, é, sem dúvida, a noite para nos avaliarmos, nos dispormos a saber o que realizamos em nossas vidas, o que ofertamos e o que pensamos até então!

A noite mais linda do mundo acontece em todos os lares, sejam ricos ou pobres, faustosos ou empobrecidos, pequenos ou suntuosos. Ela acontecerá onde houver uma pessoa ou mais a se envolverem com o clima de amor, de consolidação das verdades mantidas até hoje e relembradas em momentos mais íntimos.

O ser caminha pelo universo e não vislumbra, muitas vezes sequer, o florescer ou o decair de uma flor, o amplo sorriso de uma criança ou o cheiro ativo na natureza nas noites de chuva e frescor.

Por isso, por tantas insensibilidades, é que lembramos que na noite de Natal:

– o homem, que ri, deverá saber sorrir, como sorrir e para quem sorrir;

– o homem, que chora, deverá achar o lugar certo para saber que ele próprio se mostrou ao mundo e que buscou o seu lamento;

– a criança, que cresce, deverá saber participar e ser autêntica nos momentos maiores, nos lugares mais importantes para sua estrutura e amplitude espiritual;

– aqueles, que lamentam e sofrem, precisarão acolher suas desditas e lágrimas, buscando, realmente, o porquê desse sofrer, pois a dor e o sofrer nos elevam. 

Diante da Imagem próspera e magnífica, diante de famílias inteiras se unindo e se aceitando, diante de um mundo que ainda tenta melhorar e servir, só podemos pedir a Deus e ao Mestre Maior que na noite natalina faça florescer o amor onde houver ódio, faça crescer e compreensão onde houver desunião, faça clarear a discussão e alargar o perdão, faça coincidir o bem de cada um com a aceitação de todos, faça crescer e florir um mundo e uma terra tão linda e tão amiga, faça que nossas mãos possam instituir-se em promessa e palavras amigas e irmãs!

Últimas