O que fazer em Petrópolis neste fim de semana: evento de carros antigos, festa japonesa e uma programação cultural completa na cidade
Serra Bugs
A partir desta sexta-feira (16), o Parque Municipal Prefeito Rattes, em Itaipava, será palco da 10ª edição do Serra Bugs, o maior evento de carros antigos da região. Com entrada gratuita, o encontro, que se estende até domingo (18), promete atrair um grande público com uma programação diversificada que inclui shows, gastronomia, sorteios e muito mais.
Nesta edição, que conta com o apoio do Grupo Tribuna de Petrópolis, os organizadores esperam superar os recordes de público e de doações de alimentos dos anos anteriores.
A programação inclui shows de bandas como Falange, Memphis Belle, Angel Heart e Oniblues, além de atividades para crianças, feira de moda, mercado de pulgas com peças e acessórios para veículos antigos, food trucks e até adoção de cães, promovida pela ONG petropolitana Dog’s Heaven. Como destaque, haverá o sorteio de três veículos antigos, um a cada dia, para os participantes que doarem 5kg de alimentos não perecíveis.
Saiba mais em: 10ª edição do Serra Bugs promete agitar Itaipava neste fim de semana
- Data: 16, 17 e 18 de agosto
- Horários: Sexta e Sábado – 8h às 23h | Domingo – 8h às 20h
- Local: Parque Municipal Prefeito Rattes (Estr. União e Indústria, 10000)
Entrada gratuita
Bunka-Sai – Festa da Cultura Japonesa de Petrópolis
Na última quinta-feira (15), teve início mais uma edição do Bunka-Sai – Festa da Cultura Japonesa de Petrópolis. O evento gratuito acontece no Palácio de Cristal e vai até domingo (18). A programação inclui gastronomia típica, além de apresentações musicais e culturais que celebram a tradição japonesa.
Confira os horários de funcionamento:
15 de agosto (quinta-feira) – das 16h às 23h
- 16h: Início das atividades e funcionamento das barracas
- 19h: Cerimônia de abertura oficial
16 de agosto (sexta-feira) – das 10h à meia-noite
17 de agosto (sábado) – das 10h à meia-noite
18 de agosto (domingo)
- 22h: Encerramento do Bunka-Sai 2024
A programação completa, com todas as atrações, pode ser conferida clicando aqui.
Conexão Serra
Neste sábado, 17 de agosto, a partir das 14h, a Praça Matriz de Cascatinha será palco do Conexão Serra, evento gratuito que reunirá o melhor da cultura hip hop da região serrana. Organizado pela Roda Cultural do CDC, em parceria com a Nação Hip Hop Petrópolis, o evento tem como objetivo fortalecer a integração entre artistas e ampliar a visibilidade do movimento, especialmente em bairros que carecem de atividades culturais.
O evento contará com apresentações de artistas locais, como Afronasa, DurangoKid e MC Tuchi, com destaque para a participação especial de MC Marechal, um dos principais nomes do hip hop nacional, além de uma série de atividades interativas para o público. Estão programadas oficinas de grafite, a biblioteca itinerante da Roda Cultural do CDC e batalhas de MCs.
Leia também: Conexão Serra promove união e resistência do hip hop na Praça de Cascatinha neste sábado
Programação especial no Centro Cultural Sesc Quitandinha
Neste fim de semana, o CCSQ oferece uma programação especial. Nesta sexta-feira, 16 de agosto, o Café Concerto recebe o ME BREGA BAILE às 20h, com classificação de 16 anos.
No sábado, 17 de agosto, a agenda começa com a INTERVENÇÃO POÉTICA FLORESCÊNCIA no Hall Monumental às 10h. À noite, o Café Concerto apresenta o espetáculo “Mulher Multidão”, com Maria Rezende, também às 20h e com classificação de 16 anos.
Todos os eventos acontecem no Sesc Quitandinha, localizado na Av. Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha. Mais informações podem ser encontradas no perfil @ccsqoficial.
Palestra na Casa Stefan Zweig
A última morada do autor austríaco Stefan Zweig receberá neste sábado, 17 de agosto, às 11h, a palestra “Desafios no combate ao antissemitismo”, apresentada por Sofia Débora Levy, diretora educacional do Memorial às Vítimas do Holocausto.
Levy abordará as múltiplas facetas do antissemitismo e o impacto histórico e atual desse preconceito. O ciclo, realizado com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, incluirá futuras discussões sobre racismo e a hostilização de minorias.
O evento é gratuito e ocorrerá na Casa Stefan Zweig, localizada na Rua Gonçalves Dias 34, Valparaíso.
CinePsiquiatria
Neste sábado, dia 17 de agosto, às 18h, o Cine Show Petrópolis abrirá suas portas para mais uma sessão especial do CinePsiquiatria®️, uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), como parte da campanha “Psicofobia”. Desta vez, o filme selecionado para o debate é a animação “Divertida Mente 2”, que já levou mais de 20 mil espectadores ao Cine Show Petrópolis.
Saiba mais: Com meia-entrada, CinePsiquiatria promove debate sobre a animação “Divertida Mente 2”
“As Meninas Velhas” no Teatro Imperial
Neste fim de semana, nos dias 17 e 18 de agosto, o Teatro Imperial, localizado na Rua General Osório, 192 – Centro, recebe a comédia “As Meninas Velhas”, com as atrizes Lucinha Lins, Bárbara Bruno, Nadia Nardini e Sônia de Paula. Sob a direção de Tadeu Aguiar e com texto de Claudio Tovar, a peça aborda o etarismo com leveza e uma perspectiva divertida. As apresentações ocorrerão às 20h no sábado e às 18h no domingo, com classificação de 12 anos. Os ingressos, que variam de R$30 a R$80, estão disponíveis no Ingresso Digital e na bilheteira do teatro.
Leia também: Teatro Imperial recebe o espetáculo “As Meninas Velhas” neste fim de semana
1º Circuito de Cinema Rural
Neste e no próximo fim de semana, dias 17 e 24 de agosto, o Brejal será palco do 1º Circuito de Cinema Rural, um evento que promete unir cinema, cultura rural e agroecologia. Organizado pela produtora audiovisual Paula Maracajá, em parceria com o Festival Internacional de Cinema Agroecológico (FICAECO), o circuito busca valorizar a identidade rural e fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da sétima arte.
Leia também: 1º Circuito de Cinema Rural celebra a cultura e agroecologia no Brejal
Projeto “Todo Corpo Dança”
Nos dias 17 e 19 de agosto serão realizadas as aulas “Todo Corpo Dança”, baseada na dança contemporânea e nas técnicas de educação somática. O objetivo é fazer com que todos os participantes se movimentem e conheçam seus corpos, além de contribuir para o alívio de dores e na superação de seus limites. As vagas são limitadas e a entrada será 1kg de alimento não perecível. As aulas serão realizadas às 14h, no próximo sábado (17), e às 20h, na próxima segunda-feira (19).
Serão disponibilizadas 25 vagas para cada dia e as inscrições devem ser feitas através do direct do Instagram @robertaemmovimento. As aulas acontecem na academia Movimento Art & Cia, localizada na Rua Buenos Aires, nº 69, no Centro.
Leia também: Aulas de dança contemporânea serão realizadas nos dias 17 e 19 deste mês
Programação no HiperShopping
Neste fim de semana, o Hipershopping vai oferecer mais uma programação gratuita e animada para toda a família. Nesta sexta-feira, 16 de agosto, o Palco Hiper na Praça de Alimentação recebe o show de Bernardo Barnes e Percy, com sucessos de soft rock, às 19h. No sábado, 17 de agosto, as atividades começam às 10h com a recreação infantil e oficina com a personagem Gabby de “A Casa Mágica”, seguidas pela contação da história “Pequenos e Grandes Heróis” às 15h e a peça de teatro infantil “Toy Story” logo após. Às 17h, Dan Pellegrini faz uma apresentação de música ao vivo no primeiro piso, e às 19h, Ashley Mello se apresenta com um repertório sertanejo no Palco Hiper.
Onde: HiperShopping (Rua Teresa, 1515 – Alto da Serra)
Entrada gratuita
Eventos permanentes em toda a cidade
Todos os sábados, das 10h às 14h, acontece a feira local ‘Cores e Sabores’, que celebra o melhor da gastronomia orgânica, artesanato e muito mais. Durante a feira, no Vale das Videiras, o público tem a oportunidade de conferir um grande variedade de alimentos frescos e saudável, diretamente da horta. Além disso, também é possível descobrir talentos locais, encontrar peças únicas e exclusivas, confeccionadas manualmente, além de produtos como cervejas artesanais, doces e outros.
Onde: Quiosque das Videiras.
Quando: Sábados, das 10h às 14h.
Entrada gratuita.
Todo dia é dia de yoga
Sempre aos domingos, o projeto “Todo dia é dia de Yoga” vem acontecendo com o objetivo de apresentar a prática à população gratuitamente nos jardins do Museu Imperial. Não se esqueça do seu tapetinho de yoga ou canga, além de água para se hidratar!
Quando: Domingo, às 9h.
Onde: Museu Imperial.
Gratuito.
Circuito Petrópolis Ecosol no Centro
Espaço de pequenos produtores locais.
Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico
Quando: Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h30.
Gratuito.
Feira de Artesanato em Nogueira
Onde: Av. Leopoldina, 398 – Praça de Nogueira.
Quando: Sábados das 9h às 15h.
Domingos e feriados das 9h às 13h.
Gratuito.
Feira de Antiguidades no Centro
Onde: Praça Visconde de Mauá – Centro Histórico.
Quando: Domingos das 9h às 17h30.
Gratuito.
Exposições em destaque
“Jornada para o Brasil – História das imigrações de povos de língua alemã”
Com entrada gratuita, a exposição “Jornada para o Brasil – História das imigrações de povos de língua alemã”, organizada pelo Clube 29 de Junho, Instituto Teológico Franciscano (ITF) e Consulado Alemão do Rio de Janeiro, segue em cartaz até o dia 13 de setembro no ITF. O acervo, produzido pelo Instituto Martius-Staden e trazido a Petrópolis com o apoio do Consulado Alemão, celebra o Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil.
Mostra “Olhares” de Mauricio de Memória
A Galeria 1 do espaço cultural Piccola Arena, no Rocio, está com a exposição “Olhares”, que reúne pinturas do grande artista e agitador cultural Mauricio de Memória. Conhecido por suas obras que exploram a civilização do olhar, ele traz telas que apresentam novas visões dos personagens retratados ao longo de seus 40 anos de carreira. A exposição vai até 15 de setembro.
📍Onde: Piccola Arena
📌 Endereço: Estrada do Rocio, número 3507 – Sentido Itaipava/RJ, km 76 (placa Rocio-Cindacta)
Entrada gratuita
Mais informações: @piccolaarenacc
“Alice além das Maravilhas” – Casa de Petrópolis
A mostra destaca a trajetória da artista plástica Aline Klem e suas obras inspiradas no clássico “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll.
Nascida no Rio de Janeiro e residente em Petrópolis desde 1989, Aline iniciou sua carreira artística em 2016, utilizando a pintura como forma terapêutica após enfrentar uma forte depressão. Desde então, desenvolveu um estilo que mescla o real e o imaginário, explorando a complexidade da mente humana por meio de cores vibrantes e traços distorcidos.
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura está situada na Avenida Ipiranga, nº 716, no Centro Histórico de Petrópolis. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), com estacionamento rotativo disponível no local.
“Dos Brasis” – Centro Cultural Sesc Quitandinha
O público também poderá visitar, ao longo do fim de semana, a mais abrangente mostra dedicada exclusivamente à produção de artistas negros do país, a “Dos Brasis: arte e pensamento negro”. A coletiva reúne 384 obras de 241 artistas, expostas nos salões da área monumental do histórico edifício, que em 2024 completou 80 anos. Parte dos trabalhos, alguns inéditos, também são exibidos pela primeira vez na área externa do Quitandinha.
Sob curadoria de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos, a mostra é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Departamento Nacional do Sesc, em todo o país. A exposição, em exibição até 27 de outubro, conta com sete núcleos temáticos e apresenta obras em diversas linguagens artísticas, como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidas desde o fim do século XVIII até o século XXI. A entrada é gratuita.
Exposição – “Dos Brasis: Arte e Pensamento Negro”
Data: Até 27 de outubro de 2024
Horários: Terças a domingos e feriados, das 10h às 17h
Entrada gratuita
Bairros do Rio na Coleção Geyer – Museu Imperial
A mostra reúne uma seleção de obras do conjunto iconográfico da Coleção Geyer, que retrata paisagens do Rio de Janeiro representadas por artistas viajantes atraídos pelas belezas da geografia carioca. Reconhecida pelo Programa Memória do Mundo da UNESCO, a coleção é composta por livros raros, litografias, guaches, aquarelas e cartografia produzidos por artistas estrangeiros que estiveram no Brasil entre os séculos XVI e XIX.
📍 Onde: Museu Imperial
📌 Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro
🕐 Horário: Terça a domingo (Palácio: 10h – 18h Jardins: 7h – 18h Pavilhão das Viaturas: 10h – 18h)