O que Paulo Pinto Ferreira escreveu sobre o Cruzeiro do Sul
O esportista Paulo Pinto Ferreira morreu na década de 2000. Mas deixou obras inigualáveis que falam de um passado glorioso do futebol e dos clubes petropolitanos. Ao revisitar uma de suas obras, distribuída em 2006, falou sobre um icônico clube que já não existe mais, mas que décadas atrás fez sucesso por ter sido o primeiro time oficial de Garrincha, em Petrópolis: o Cruzeiro do Sul.
Entre as muitas coisas que dissertou sobre o Cruzeiro do Sul, lembrou que não era apenas de futebol: o basquete, vôlei, tênis de mesa e a bocha faziam parte da agremiação do bairro Morin. Paulo Ferreira viu no imbróglio pelo estádio Euvaldo Loddi, em 1975, determinante para a continuidade do Cruzeiro, recordado por moradores mais antigos do bairro. O que aconteceu com ele, que teve um fim, é exemplo do que pode acontecer com os outros da Cidade Imperial.
Paraesgrimista petropolitana consegue duas medalhas na Copa de São Paulo
Não foi ainda desta vez que a petropolitana Fabiana Soares conseguiu seu tão desejado ouro em 2024. Mas ficou muito perto disso nesta semana, quando aconteceu a Copa de Paraesgrima, em São Paulo, onde a maior representante paralímpica da Cidade Imperial conquistou a medalha de prata na categoria Florete e o bronze na Espada. Ela é atleta do Magnólia e treina no clube com o técnico Guilherme Giffoni.
Um começo bastante promissor na temporada do mountain bike?
A abertura da Copa Internacional de mountain bike, no fim de semana passado, deu um termômetro do que será a briga pelas últimas vagas para o Brasil nos Jogos Paris 2024. Entretanto, a terceira colocação obtida pela petropolitana Giuliana Salvini Morgen, a Giugiu, é um fator que preocupa, pois apesar dela não ter pontos o bastante para ir às olimpíadas, mostra que anda junto com as “brabas” do esporte.
Performance faz sonhar com resultados positivos da era “pós Avancini”
No primeiro ano sem Henrique Avancini nas pistas, Giugiu passou a ser o representante de Petrópolis com mais chances de brilhar na modalidade, que pôr a Cidade Imperial no topo do mundo. A piloto teve um ótimo desempenho recentemente em Nova Lima. Raiza, Hercília e a petropolitana andam juntas até a penúltima volta. Foi aí que Raiza atacou e conseguiu abrir um certo gap para as duas concorrentes.
Piloto petropolitano espera melhor sorte na próxima etapa da Copa Truck
O calendário 2024 da Copa Truck terá, ao todo, nove encontros em oito finais de semana, entre março e dezembro. A próxima etapa está marcada para entre os dias 12 e 14 de abril, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO). E para o piloto de Petrópolis, Thiago Rizzo, é buscar a recuperação, já que uma quebra no motor o tirou, ficando com a 25ª posição.
Sala de atendimento à Mulher em estádio é inaugurado no Rio
O Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos do Rio inaugurou um espaço destinado ao acolhimento e proteção para os casos de violência contra torcedoras nos estádios de futebol. A estrutura, implantada em outubro do ano passado, se integra às ações de combate à violência doméstica e familiar desenvolvidas pelo TJRJ e integralmente apoiadas e incentivadas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio.
Petropolitana segue em alta na paraesgrima brasileira
A Copa Brasil reúne os principais esgrimistas paralímpicos, e deixá-los em ritmo de competição é o objetivo em São Paulo, cujo evento começou na terça-feira. Haverá os dois torneios em maio e que valerão pontos para a classificação a Paris. Serão o Regional das Américas, em San José, na Costa Rica, e a Copa do Mundo de São Paulo. Essas competições fecham o ranking classificatório paralímpico. A petropolitana Fabiana Soares, do Magnólia, está no grupo.
DOIS TOQUES
Elogio a adversária – “Sensacional ter também a Giugiu, sub-23, andando com a gente, que está crescendo tanto e sabendo executar bem sua estratégia de prova”, relatou a vice-campeã da Copa Internacional, Hercília Najara.
Cascatinha comemora estreia no Metropolitano – O Cascatinha considerou positiva sua estreia em casa no Campeonato Metropolitano de futebol, em quatro categorias. O time recebeu recentemente o Boavista, de Saquarema.