O que podemos esperar do esporte local para 2023?

02/01/2023 07:00
Por Roberto Márcio, especial para a Tribuna

O ano de 2023 chegou. Com ele, renova-se a esperança por dias melhores, recordes, vitórias e tudo mais acerca do esporte. Mas o que fundamentalmente podemos esperar para a Cidade Imperial neste ano? O futebol, sem dúvida, vai estar na boca do povo a partir de março, quando começa a temporada para valer; no futsal, a expectativa do Corrêas na Taça Brasil; no mountain bike Henrique Avancini, de equipe nova, e Giugiu Salvini Morgen querem títulos aqui e lá fora. Já no front interno, há muito o que se fazer!

Trazer grandes eventos que façam o turismo e o comércio girarem, aprimorar os Jogos Estudantis, apoiar o calendário de corrida de rua no município, intensificar programas esportivos nas comunidades, estimular a iniciativa de competições individuais e coletivas, e entender o potencial natural de uma Cidade Imperial que produz campeões são alguns dos desafios. O esporte precisa voltar a ser parceiro da saúde (no combate a Covid-19 e outras doenças), do turismo (trazer pessoas para cá), do comércio em geral.

Estrangeiros ainda dominam a São Silvestre. Mas por quê?

E o jejum continua. A queniana Catherine Reline Amanang Ole (49min39) e o ugandense Andrew Kwemoi (44min43) venceram a 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, no sábado passado, em São Paulo. Fábio Jesus Correia e Jenifer do Nascimento, em 4º pelo Brasil, foram os melhores atletas nacionais. O fato é que o Brasil mantém uma longa distância do lugar mais alto do pódio. Mas por quê?

Estrangeiros ainda dominam a São Silvestre. Mas por quê? 2

Desde 2010, com Marílson Gomes, o Brasil não vence uma São Silvestre. Porém, pistas sobre isso foram dadas pelo treinador de atletismo Jorginho Silva, de Petrópolis, que pontuou sobre o fim de alguns clubes de atletismo – Cruzeiro e São Paulo -, além da decadência da Pé de Vento, que teve como último expoente Gilberto Silvestre. E acredita que falta um trabalho forte e específico, além de marcas internacionais, para o Brasil voltar a ganhar a corrida internacional.

Palmeira recorda visita de Pelé e reverencia o Rei que visitou o clube

O Rei Pelé, que morreu no dia 29 de dezembro, esteve em Petrópolis. O único clube que visitou foi o Palmeira, após ter conhecido uma creche no bairro Itamaraty. A página do Instagram do clube postou uma foto de Pelé na secretaria do tricolor do Itamaraty, e enaltece a presença do maior de todos os tempos. Sem dúvida, uma enorme honra.

Eleição na LPD será entre 15 e 28 de fevereiro, prevê José Neto

A Liga Petropolitana de Desportos só vai marcar a eleição para a presidência da entidade após a aprovação das contas, que vai acontecer até o final de janeiro. De acordo com o presidente da LPD, José Neto, depois de tudo aprovado, será marcada a eleição para o novo mandante do desporto da cidade para os próximos anos. Neto prevê que o pleito deve ocorrer entre 15 e 28 de fevereiro.

Sobre a reeleição de Neto na LPD, ainda pairam dúvidas no ar

Ao ser indagado sobre uma eventual reeleição à presidência da LPD, José Neto afirmou que a questão ainda não está fechada, pois pretende se reunir com seus colaboradores próximos para discutir o assunto, podendo até, segundo ele, surgir um nome de consenso para representar a chapa da situação no pleito. Não é à toa que, há décadas, chamam a cadeira presidencial de “Troféu Abacaxi” do esporte local.

Voo livre: Petrópolis aguarda data do calendário da etapa do Estadual

E por falar em turismo e comércio, o voo livre em Petrópolis atrai centenas de pilotos de asas delta e parapentes que escolhem a região para realizar incríveis manobras. E a Cidade Imperial foi escolhida como parte do calendário do Campeonato Estadual de Voo Livre para este ano, sendo que todos aguardam a data ansiosamente para ajeitarem a pista do Parque São Vicente, em Quitandinha.

Técnico do Corrêas vai participar de congresso de treinadores, que começa nesta segunda

O técnico Vítor Machado, o Vitinho, começa hoje sua participação num congresso para técnicos de futsal, que ocorre em Cabo Frio. Antes de embarcar para a Região dos Lagos, o treinador do Corrêas disse estar com uma expectativa muito positiva sobre o evento, quer conversar com seus pares, trocar ideias que irão impactar no planejamento de trabalho para este ano, que incluem cinco campeonatos.

Técnico do Corrêas vai participar de congresso de treinadores, que começa nesta segunda 2

Vitinho revelou que o planejamento de trabalho para 2023 sairá após sua participação no congresso. O técnico sabe que terá desafios enormes pela frente – a disputa inédita na Taça Brasil e Copa Brasil -, além do Carioca, Estadual e Supercampeonato. Haja fôlego para preparar a equipe. Com isso, a reapresentação do elenco adulto deve ficar para fevereiro ou março. 

Últimas