O satírico Bispo Arnaldo já é sucesso nacional

04/02/2018 08:05

Fazer sucesso na internet contando piadas e satirizando situações cotidianas pode até parecer fácil, mas poucos sabem que é preciso muito trabalho e dedicação para ser reconhecido. E para quem pretende viver do humor, o caminho pode ser ainda mais difícil. Principalmente se não tiver nenhum tipo de apoio ou incentivo financeiro por perto. 

E foi assim – começando sozinho, sem dinheiro para comprar uma só filmadora, que o petropolitano Arnaldo Taveira, de 38 anos se tornou um dos humoristas mais queridos da região. Conhecido como Bispo Arnaldo, ele coleciona mais de 300 vídeos no ar, com mais de 50 milhões de visualizações e nada menos que 520 mil seguidores – que ele chama de “fiéis”. 

Apesar do codinome, Arnaldo – que mora em Corrêas –  não é católico, nem evangélico. E o motivo pelo qual ele faz sucesso é justamente o uso da ironia para retratar a atuação dos “falsos profetas”, que utilizam a religião para extorquir o próximo. 

Seu principal personagem, intitulado de bispo, é uma autoridade da igreja, que segundo espelha a dura realidade de algumas religiões do mundo atual. Nos vídeos, "bispo" profere cultos onde usa a linguagem popular com alguns palavrões para ironizar as situações em que muitos fiéis acabam se identificando. "A pessoa vê o vídeo e se identifica. Por viver ou já ter vivido essa situação. A ideia é essa: fazer uma crítica de maneira engraçada para que as pessoas possam se ver naquela realidade e rir como forma de desabafo", explicou Arnaldo. 

Mas para conseguir a fama o caminho não foi tão fácil. Apesar do grande número de "fiéis" o Bispo Arnaldo acabou fazendo também muitos inimigos. Religiosos extremistas de várias entidades diferentes acabaram repudiando a atitude do artista, entendendo a criação do personagem como desrespeito a Deus. "Recebo críticas, ameaças, mas os meus seguidores entendem que o que faço aqui não é falta de respeito. Eu toco no nome de Deus porque os próprios falsos pastores tocam para extorquir as pessoas, fazendo muito pior. Eu sou apenas um artista e o que vivo aqui é ficção", explicou.


Depressão e persistência

Em sua jornada, iniciada há 11 anos, Arnaldo já passou por vários problemas e pensou em desistir da carreira de humorista. Depois de entrar na vida de youtuber fazendo locuções de jogos de futebol de forma humorada, ele enfrentou muitos desafios até conseguir o tão sonhado retorno financeiro. "Comecei bem, ganhei fãs, seguidores, e fui crescendo. Mas daí o dinheiro não entrava, e eu precisava pagar minhas contas. Só o pagamento de publicidade do Google não era suficiente, e o fato de eu não conseguir viver do humor ia me consumindo. Cheguei a ter depressão", contou Arnaldo. 

Luz no fim do túnel

Depois de ser contratado para freelancers em empresas como Skol, Brastemp, ESPN e até na Petrobras, fazendo locuções comerciais, surgiu a tão sonhada oportunidade de se sustentar trabalhando com o que ele mais gosta: o humor. Em 2014, depois de iniciar os vídeos do então "Pastor Arnaldo", o talentoso humorista foi contratado pela produtora Jigsaw, que na época tinha como principal atração o Gil Brother – outro comediante petropolitano de muito sucesso.

"A minha participação na Jigsaw foi muito boa. Tive contato com grandes humoristas e comecei a ficar cada vez mais visto, o que é muito importante para nós", contou Taveira. 

Passados quase três anos, depois de muitos vídeos publicados e milhares de novos seguidores alcançados, o artista foi contratado por uma outra produtora – a Flocks, do humorista Marcelo Madureira, que já fez sucesso na TV e internet com o programa "Casseta e Planeta", exibido pela TV Globo. Na Flocks Arnaldo produz dois vídeos por semana para abastecer seus 370 mil seguidores no Youtube, obtendo mais de 50 milhões de acessos, além dos mais de 500 mil curtidores no Facebook. 

Atualmente o Bispo Arnaldo fez mais 30 shows de Stand Up Comedy no ano passado e já tem agenda cheia para os próximos meses, ficando conhecido em todo o país. "Fiz shows no Rio, Curitiba, Belo Horizonte e até em Manaus. Agora tenho eventos marcados em outros estados e regiões. Tem show até em Maceió em março", contou Taveira. 


Falta de apoio é o maior obstáculo

Agora, diante de todo esse sucesso, Arnaldo fala sobre a maior dificuldade encontrada até hoje: a falta de apoio. "Aqui em Petrópolis é preciso ter algum programa, festival, é preciso que alguém descubra esses talentos e torne eles visíveis. Tem muito talento na cidade, mas eles não têm visibilidade. Se tivesse um festival de humor, um show de calouros, algo que valorizasse a moçada de hoje que quer seguir ou tem interesse nessa carreira, seria uma ajuda e tanto. Para se ter uma ideia eu fui chamado para ser jurado num festival em Três Rios. Uma cidade menor mas que tem valorizado mais essa carreira", explicou. 

Para quem quiser seguir a vida de humorista, Arnaldo dá uma dica: "tem que ser persistente e ter um apelo ao que as pessoas querem ver. Dedicação e perseverança é o que há para ter sucesso. Dou a maior força pra quem precisar. E se precisar de ajuda estou aqui", completou Arnaldo.


Próximos shows

Barra da Tijuca – 03/03 

Theatro Eva Vilma – São Paulo-SP – 09/03

Maceió, Alagoas – 16/03

Mais informações: www.bispoarnaldo.com.br


Últimas