Obra da Enel causa transtornos e deixa Rua João Xavier sem ônibus

05/12/2018 16:36

Cerca de um mês após ter sido paralisada, a obra de enterramento da rede de distribuição elétrica na Rua João Xavier, no Moinho Preto, realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Obras e a Enel Distribuição Rio, foi retomada nesta semana. Entretanto, a realização da manutenção vem causando inúmeros transtornos aos moradores da localidade, que além do excesso de lama na via, também ficam sem os ônibus que fazem as linhas 129 (Moinho Preto) e 139 (Moinho Preto via Praça da Mosela).

Leia também: Prefeitura exonera assessor suspeito de ter integrado esquema de propina na Petrobras entre 2009 e 2014

Segundo os moradores, parte da via está com uma valeta de aproximadamente 100 metros de extensão e quase meio metro de largura. Uma outra parte já foi enterrada, mas a terra que está sendo removida ainda está acumulada no acostamento, provocando bastante lama e muitos problemas para quem precisa passar pela área.

“Deixaram essa obra parada e a situação da rua agora está muito pior do que antes. A rua aqui sempre teve esse tipo de problemas porque nunca cuidaram da nossa via. Tem buraco para todos os lados, é inadmissível”, lamenta a dona de casa, Eliana Mendes, de 44 anos.

Já o morador Reginaldo Carvalho, de 29 anos,reclama da falta do ônibus: “Temos que caminhar cerca de 2 km a mais por conta disso, mas aqui não se tem nem uma calçada direito, e pela rua ou tem buraco ou tem lama. Já não é a primeira vez que ficamos prejudicados por conta dessas obras que não são bem planejadas. Fazer esse tipo de manutenção de escavação em época de fortes chuvas é certeza de problemas”, declara.

A Rua João Xavier faz a ligação entre o Moinho Preto e o Duarte da Silveira e possui fluxo intenso de automóveis. Toda a via apresenta sérios problemas de manutenção viária.

Em nota, a Enel Distribuição Rio informou que “os trabalhos de escavação estão sendo realizados pela administração municipal, e a concessionária de energia fará a instalação da rede subterrânea após a finalização da etapa de obras civis.

O objetivo da instalação da rede subterrânea é impedir eventuais danos à rede elétrica, causados, por exemplo, pela queda de árvores, e assim aprimorar o fornecimento de energia na região”.

O Setranspetro disse que a manutenção impede o trânsito de veículos pesados na via e, por isso, os ônibus estão parando no antigo ponto final, na altura do número 2.113, da Estrada da Fazenda Inglesa, até que as obras sejam, de fato, concluídas. A empresa não tem previsão de quando os itinerários das linhas afetadas serão normalizados.

Sobre os a situação viária da rua, a Secretaria de Obras informou que a obra ainda está em andamento, com o desmonte de rocha para a passagem dos dutos e fechamento das canaletas. O ônibus que atende os moradores está fazendo parada a cerca de 200 metros do ponto final. 

Últimas