Obra de restauração em casarão da Souza Franco é finalizada
A obra de restauração de um casarão do século 19, que fica na Rua Souza Franco, no Centro da cidade, foi finalizada. O trabalho que resgatou as origens do imóvel, construído há 130 anos e de arquitetura eclética, foi realizado durante dois anos e recuperou paredes, portas, telhado e toda a parte de pintura artística. As intervenções foram feitas tanto na parte interna, quanto externa do casarão, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O imóvel particular estava abandonado há mais de 30 anos. O interesse em restaurar partiu dos novos proprietários e contou com o projeto de recuperação do arquiteto Paulo Vasques. A obra foi realizada pela empresa Cortein e acompanhada por técnicos do Iphan durante todo o processo.
Mais de 25 pessoas trabalharam na construção. E este também foi um desafio. Segundo Fábio foi preciso conscientizar cada um sobre a importância em preservar cada detalhe do casarão. A parte estrutural do imóvel também teve que ser trabalhada com cautela porque apresentava, em alguns casos, complicações que faziam com que o planejamento da obra fosse alterado. “Todo o processo de recuperação exigiu cuidados devido ao valor histórico que a casa tem”, disse.
O processo de recuperação buscou manter todos os detalhes do início da construção, como as maçanetas, portas e janelas. Além do prédio principal, que é tombado, há também um anexo, que foi reformado em harmonia com o restante da construção. A residência têm dois andares e mais de 10 cômodos, sendo 7 quartos. A altura entre o chão e o teto é de 4 metros. O andar debaixo é ligado ao de cima por uma escada de madeira de riga de pinho, que também precisou passar por uma longa reforma, pois estava arriada, quando os arquitetos e engenheiros começaram a obra.