Obra embargada no Mangalarga volta a receber despejo de terra irregular
Seis meses após embargo por policiais civis da 106ª Delegacia de Polícia (DP) e por agentes da Secretaria de Meio Ambiente, um terreno na região do Mangalarga, em Itaipava, voltou a receber despejo irregular de terra. A denúncia foi feita por moradores e segundo a Prefeitura, uma nova vistoria será feita na localidade.
“Durante esses meses todos não estavam fazendo nada no terreno, mas há algumas semanas percebemos a movimentação de caminhões”, disse um morador, que preferiu não se identificar. O despejo de terra é feito em uma área no ponto final do ônibus que atende a comunidade do Mangalarga. Segundo os moradores, no ano passado o bota-fora era feito nos fundos do terreno, agora, a terra é depejada na parte da frente, onde havia uma vegetação, que foi retirada.
A operação da Polícia Civil e da Secretaria de Meio Ambiente aconteceu no dia 23 de outubro de 2019, quando os agentes flagraram o bota-fora irregular. A ação resultou em multa para o motorista do caminhão que transportava o material (R$ 2 mil) e para o proprietário do terreno (cerca de R$ 20 mil). Seis pessoas participaram da operação que contou como apoio de duas viaturas e de um drone.
Na ocasião, a área ja vinha sendo monitorada há cerca de um mês pelos fiscais, após moradores da região relatarem que caminhões estavam jogando no terreno resíduos, de forma irregular, causando um avanço para uma área de mata e intervenção no curso hídrico. Na época, o motorista do caminhão apresentou um documento para o transporte e despejo de resíduos, no entanto, segundo os fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, esse tipo de material deve ser levado para o aterro controlado de Pedro do Rio.
O telefone para o atendimento da Secretaria de Meio Ambiente é o (24) 2233-8180 e a denúncia pode ser realizada por qualquer pessoa de forma anônima. O setor de fiscalização organiza um cronograma para atender as demandas recebidas.