Moradores dos distritos continuam reclamando das obras do DER-RJ na União e Indústria

26/11/2021 14:12
Por Jussara Madeira

Após anos esperando por intervenções na Estrada União e Indústria, no trecho entre Pedro do Rio e Posse, os moradores enfrentam agora problemas referentes às obras do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ). Foram construídas calhas de captação de águas pluviais nas margens da estrada, mas o projeto não previu a construção de calçadas nos trechos do perímetro urbano, colocando em risco a vida dos pedestres. Após manifestação junto ao Ministério Público Federal, técnicos do departamento estiveram no local, na manhã desta sexta-feira, (26) para rever a obra.

Em 2007, ou seja, há 14 anos, foi proposta uma Ação Civil Pública junto ao Ministério Público pelo vereador Ronaldo Ramos (PSB) para que o trecho da União e Indústria fosse recuperado. Sem sinalização, sem acostamento e ainda com buracos ao longo do caminho, principalmente no trecho conhecido como ‘curva da Jacuba’, – onde vários acidentes já foram registrados devido às péssimas condições da via, a decisão da justiça obrigando o Estado a recuperar a estrada saiu em 2012. Mas só em 2020 é que as intervenções tiveram início, mesmo assim, somente um trecho de 1,4 quilômetros foi feito.

“Agora, após muita insistência junto ao Estado e também com o apelo à Secretaria de Obras do município, já que a Estrada União e Indústria corta o perímetro urbano, a obra está sendo feita. No entanto, abriram as valas para a captação de águas e não colocaram nenhum tipo de estrutura para que os pedestres pudessem passar”, explicou o vereador Ronaldo Ramos, morador do distrito.

Técnicos do DER e o vereador Ronaldo Ramos (PSB) estiveram no local nesta sexta
Foto – Divulgação

Nova denúncia foi feita ao MP relatando a situação. Em frente à Escola Municipal Beatriz Zaleski é nítida a falta de cuidado e preocupação com os moradores da Posse, já que até as crianças que estudam lá, ou caminham pelo asfalto, ou dentro das calhas de captação das águas.

A vistoria técnica nas obras da estrada União e Industria no trecho da Posse teve a presença de engenheiros do DER, da empresa que executa a obra, a União Norte e também da Secretaria de Obras do município. “Ficaram definidas algumas mudanças no projeto de execução das calhas laterais com a colocação de tampas e frisas nas proximidades da escola Beatriz Zaleski e em outros trechos próximo à Oficina Gonçalves e Filhos e no Posto Vale Rio Branco, além da reinstalação do redutor de velocidade próximo à escola, trazendo assim, mais segurança aos alunos e pedestres. Além disso, solicitei ao DER e ao prefeito interino Hingo Hammes a parceria para a construção de calçadas para dar mais segurança a todos”, contou o vereador.

Por meio da assessoria de imprensa, o DER-RJ informou que a instalação das tampas das canaletas, que vão propiciar o trânsito de pedestres, será iniciada na próxima terça (30) e tem previsão para término em uma semana. As tampas estavam em confecção.

Últimas