Oficina cultural “Qual é a sua Petrópolis?” será realizada em março; projeto abraça estudantes dos cinco distritos

28/02/2023 17:38
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O projeto Descentralidade: Petrópolis nas margens realizará no mês de março a oficina ”Qual é a sua Petrópolis?”, uma oficina cultural com estudantes de escolas públicas dos cinco distritos de Petrópolis. No mês de abril haverá, ainda, uma exposição compartilhada onde serão exibidos os produtos finais da oficina e o trabalho da artista visual Laís Lima, intitulado Poéticas da Cidade: Petrópolis Imperial.

Além de olhar com foco para as descentralidades, o projeto busca trazer sujeitos descentrais para o espaço de centralidade, ocupando o campus da UERJ, na Avenida Ipiranga, e recebendo visibilidade no Centro de Cultura Raul de Leoni – onde ocorrerá a exposição. A oficina acontecerá no campus da UERJ, em Petrópolis, no dia 25 de março de 2023 às 13h.

Dez estudantes de escolas públicas receberão uma bolsa de 200,00 reais (duzentos reais) para participar da oficina. Na ocasião, os estudantes serão introduzidos às questões conceituais da exposição e receberão uma palestra ministrada pela artista Laís Lima sobre práticas artísticas, contribuindo para a difusão da arte no território de Petrópolis. 

Inscrições

Podem se inscrever alunos de escolas públicas da cidade, a partir de 15 anos. Deve haver autorização legal dos responsáveis para os selecionados menores de 18 anos. A seleção incluirá: 2 vagas para moradores de cada um dos distritos de Petrópolis, totalizando 10 participantes. 

Desses 10 alunos, 50% das vagas estão reservadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e outros 10% para candidato com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas com dificuldades de linguagem, reservando o direito no processo de seleção de redistribuição dessas vagas caso não hajam candidatos inscritos que se encaixem nesses quesitos. 

As inscrições para participar da oficina vão até o dia 15 de março, através do instagram @descentralidade. Os estudantes selecionados retornarão com as suas famílias e convidados para uma visita guiada à exposição da qual eles farão parte enquanto artistas. As obras ficarão expostas no Centro de Cultura Raul de Leoni com acesso público e gratuito. O projeto é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de Petrópolis, aprovado no edital Nelson Ricardo.

Últimas