Oficina de Teatro oferece curso de formação de artistas em Petrópolis

20/02/2019 16:23

Encenar auxilia na vivência do dia a dia, possui papel fundamental na sociabilização e relacionamento com as pessoas, ensina a ouvir os outros e a si mesmo. É pensando no papel educacional e também de formação de artistas que a BR7 mantém a Oficina de Teatro, ministrada pela atriz e professora Andrea Dutra, todos os sábados, das 9h30 às 11h para crianças dos 6 aos 11 anos e das 11h15 às 12h45 para adolescentes, dos 12 aos 18 anos, sempre com turmas de até 25 alunos.

Leia também: Betto Pereira inaugura nova exposição em Itaipava

Andrea Dutra é formada em Letras/Literatura pela Universidade Estácio de Sá, atua como professora e atriz. Participou de cursos de qualificação "O corpo do ator" (Mallet); "Comédia Dell'art" (Bete Rabetti); "O jogo da Máscara" (Moittará); "Técnicas circenses" (Úrsula Brando), "O ator" (Ivan Setta), dentre outros. Atua desde os nove anos, inicialmente de forma amadora e depois como profissional.

Desde 2009 representa a princesa Isabel no espetáculo "Um Sarau Imperial" realizado no Museu Imperial. Também foi a atriz escolhida por meio de processo de seleção por competência para interpretar o mesmo personagem no espetáculo "Petrópolis – Uma Cidade Imperial" realizado pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo em parceria com a Funarte.

De acordo com Andrea, o teatro é excelente para desenvolver as habilidades que muitas vezes nem os próprios alunos tem conhecimento. “À medida que o autoconhecimento e a autonomia se fazem mais presentes passamos a nos respeitar mais e reconhecermos nossas limitações e possibilidades”, pontua.

As aulas são práticas, em sua maioria, com esclarecimentos teóricos. “No dia a dia das aulas realizamos a aplicação de jogos teatrais de Olga Reverbel e Viola Spolin, buscando, dessa forma, atividades globais de expressão que contribuem para o desenvolvimento do trabalho do ator, bem como a execução de uma peça teatral ao final do ano”.

A atriz e professora detalha que os alunos, durante o curso, vão ter contato com filmes, vídeos, peças teatrais de diferentes gêneros, ou seja, comédia, drama, comédia de costume, bem como com textos relacionados à história do teatro e à prática do ator. “Trabalhamos o corpo físico do ator, a partir dos princípios de Stanislavisky; exercícios físicos e orais com diferentes gêneros textuais; improvisação individual e coletiva com ou sem texto sugerido; leituras de imagem para elaboração e construção de cenas e/ou personagens”.

Andrea afirma que as aulas são indicadas para quem deseja explorar o universo teatral e todas as suas particularidades, mas que também é uma ótima opção para quem deseja descobrir ou aprimorar as habilidades de expressão. “Parte dos alunos entram na Oficina, pois são muito tímidos e sofrem com isso. Os resultados com esses alunos se percebe a olho nu e em médio prazo”, pontuou.

Como expectativa, a professora detalha que espera e busca um aprimoramento individual do aluno em todas as capacidades de expressão, bem como que o aluno desenvolva a criatividade e a imaginação, a observação e o relacionamento com o grupo. “Espero que a expressão corporal e verbal contribuam no processo de formação do personagem, que o aluno ao final do curso esteja apto a participar de uma peça teatral com êxito e desenvoltura e que o teatro sirva para todas as áreas de sua vida”, finaliza.

Mais informações e matrículas podem ser obtidas pessoalmente na BR7 localizada no Serra Shopping, à Rua Aureliano Coutinho, 67 – sobreloja 02 – Centro – Petrópolis/ RJ ou través dos telefones (24) 98807-5739 e (24) 98846-9146.


Últimas