Oficina gratuita neste sábado marca últimos dias do Festival de Fondue de Petrópolis
Neste sábado (27), a oficina com o chef Brazão, ensinando os segredos de um fondue típico italiano, é uma das últimas atrações do Festival de Fondue, Caldos e Cremes de Petrópolis que termina neste domingo (28), deixando saudades e prometendo uma edição em 2025 memorável.
O festival gastronômico, uma das atrações do inverno da cidade compondo e complementando uma programação cultural efervescente na cidade, em sua 15ª edição, encantou paladares e aqueceu na estação mais fria e de alta temporada no município. Mais de 10 mil pratos foram vendidos ao longo do festival, nos 53 estabelecimentos participantes, de acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, organizador do evento.
Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention, faz um balanço positivo do evento: “Este ano, o festival superou nossas expectativas, tanto em termos de participação dos estabelecimentos quanto na resposta do público. A variedade e a qualidade dos pratos apresentados consolidam Petrópolis como um dos principais destinos gastronômicos de inverno do país”, comentou. “A diversidade dos menus, que vai dos tradicionais fondues de carne e chocolate até inovações como o fondue de pistache, tem sido um grande atrativo.”
Para fechar o evento em grande estilo, o festival apresenta neste sábado, às 17h, uma oficina gratuita – que requer inscrição prévia, com o chef Frazão no Shopping Vilarejo, em Itaipava. O chef demonstrará a preparação da ‘Bagna Cauda’, um fondue típico da região do Piemonte, na Itália. Essa atividade faz parte de uma série de oficinas gastronômicas que têm atraído tanto moradores quanto turistas, oferecendo uma oportunidade única de aprender segredos culinários com chefs renomados.
“A oficina do chef Frazão é um convite a uma viagem gastronômica, refletindo o espírito de inovação e tradição que permeia todo o festival”, destaca Samir el Ghaoui. “Queremos que nossos visitantes não apenas provem pratos deliciosos, mas também se inspirem e levem consigo um pouco da nossa cultura culinária”, completa.
O festival, porém, não termina no sábado. “Domingo teremos o último dia para curtir o festival que tem sido uma celebração da alta gastronomia e da criatividade culinária da Serra Verde Imperial. O festival encerra, mas os estabelecimentos continuam a pleno vapor com pratos especiais de inverno recebendo com qualidade e muito sabor moradores e turistas. O espírito é aconchego e acolhimento neste inverno”, completa Samir el Ghaoui.