Oitavo no grid em Cingapura, Verstappen se irrita e não participa de reunião

01/10/2022 16:17
Por Estadão

Muito perto de conquistar o segundo título mundial da Fórmula 1, Max Verstappen deixou o Marina Bay Circuit, neste sábado, irritado, segundo o jornal holandês De Telegraaf. O piloto ficou frustrado por ter de diminuir o ritmo da última volta no treino classificatório, com risco de pane seca, terminando em oitavo lugar no grid. O holandês nem participou da tradicional reunião entre pilotos e equipe após a classificação.

“Uma enorme mancada da equipe. Sim, digo isso porque também quero que eles me digam se eu cometer um erro”, afirmou Verstappen, que pode ser campeão se superar Charles Leclerc, da Fwerrari em 22 pontos, o companheiro de equipe Sergio Pérez por 13 e George Russell, da Mercedes, por seis.

Mesmo largando atrás, Verstappen faturou o GP da Itália, o quinto consecutivo na temporada. O holandês poderá conquistar o título da temporada de Fórmula 1 já em Cingapura, dependendo de uma combinação de resultados.

Um triunfo com volta mais rápida e uma combinação com Leclerc chegando no máximo, em oitavo, dá o título ao holandês. Neste caso, a diferença entre os dois pilotos seria de 138 pontos. Max chegaria a 361 contra 223 do rival monegasco. A pontuação disponível nos 5 GPs que restam é justamente de 138 pontos (contando com melhor volta e sprint). Verstappen leva a melhor no critério de desempate.

O piloto da Red Bull fica com o título também no caso de vitória sem ponto por volta mais rápida. Para isso, Leclerc precisará chegar no máximo em nono lugar (sem o bônus de melhor volta). Outra condição para o título do holandês ser confirmado no próximo GP passa internamente pela equipe da Red Bull. É que Sergio Perez não pode chegar ao pódio.

Últimas