Olimpíada altera as férias nas escolas
As férias escolares do meio do ano, que tradicionalmente ocorrem em julho, estão com o calendário diferenciado este ano em Petrópolis. As férias das escolas da rede municipal foram transferidas para agosto, a fim de coincidir com os Jogos Olímpicos. Nas escolas particulares, o calendário ficou a critério de cada uma, variando entre julho e agosto. Já as escolas da rede estadual continuam em greve em sua maioria.
A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Educação, informou que, em função da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016, o recesso do ensino fundamental, médio e de jovens e adultos neste ano será do dia 6 a 26 de agosto, coincidindo com as datas do evento esportivo. O calendário é o mesmo seguido pelo estado do Rio.
Já as escolas particulares, que atendem de 3 mil a 3.500 estudantes em Petrópolis, terão férias entre julho e agosto, a critério do projeto político-pedagógico de cada uma, de acordo com o professor Carlos José, delegado sindical do Sindicato das Escolas Particulares (Sinepe) em Petrópolis. Algumas já entraram de férias ontem (11), como no caso do Colégio Instituto Social Afonso Santos (Isas), no Itamarati. Já a Escola Nossa Senhora de Lourdes, no Centro, só entrará no dia 8 de agosto, acompanhando a decisão da rede pública municipal. O Colégio Anglicano de Araras, que tem administração particular, mas é conveniado com a prefeitura, entrará na segunda semana de agosto.
Grande parte das escolas da rede estadual continua em greve e por isso sem aulas. As escolas que não aderiram ao movimento grevista seguirão o calendário normal, com férias em agosto, como já estava previsto anteriormente por causa da Olimpíada.