ONG adapta ônibus para oferecer atendimento a moradores de rua

08/12/2019 08:00

Num sonho, Jonas viu uma pessoa em situação de rua precisando de ajuda. O homem precisava de um banho e um gesto de solidariedade. No sonho, Jonas ajudou o homem, que recuperou não só a dignidade, mas conseguiu uma oportunidade de emprego. “Eu senti como se fosse uma palavra, um sinal de que eu deveria fazer alguma coisa”, conta Jonas Tavares, fundador da Comunidade Terapêutica Mateus 25:35. Inspirado pelo sonho, ele comprou um ônibus e em parceria com empresas, conseguiu adaptá-lo para oferecer banho a pessoas em situação de rua. 

O sonho aconteceu há dois anos, até agora foram mais de 1,5 mil banhos oferecidos em vários pontos na cidade. A convite de igrejas e locais que oferecem espaço para a montagem da estrutura, os voluntários oferecem banho, roupas limpas e refeição às pessoas em situação de rua. 

Mas a relação do Jonas com a população de rua começou há mais de 30 anos. Nascido na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, ele veio morar em Petrópolis após ter conhecido a sua esposa, com quem é casado há 32 anos. “Nos correspondíamos por carta, e decidi vir morar em Petrópolis para ficarmos juntos. Chegando aqui não tinha onde morar, morei por um tempo na rua. Mas fiquei com vergonha de contar para ela. Até que em um momento ela ficou sabendo e a família dela me acolheu. Estamos juntos até hoje e temos dois filhos”, contou. 

Num trabalho voluntário, Jonas começou a oferecer um sopão nas madrugadas para a população de rua que dorme no Centro. “Eu percebi que eles precisavam de mais do que isso, precisavam ser adotados”, disse Jonas. Assim nasceu a Comunidade Terapêutica Mateus 25:35. Hoje, são 16 homens acolhidos que recebem assistência social e psicológica. Na Comunidade, eles são incentivados a reatar os laços familiares e são ajudados a serem reinseridos na sociedade. 

Paralelo à Comunidade, o ônibus solidário percorre a cidade oferecendo os banhos não apenas para as pessoas em situação de rua, mas para os animais de rua que os acompanham. “Nossa intenção é levar o ônibus para mais cidades no Brasil. Onde nos convidarem, nós vamos”, disse. Mas para isso, o projeto precisa de apoio e mão de obra voluntária. 

Por isso, neste mês, o projeto iniciou uma Campanha de Natal para arrecadar alimentos, roupas e material de higiene pessoal. O projeto também busca apoio para a manutenção do ônibus. Atualmente, o veículo precisa da troca de três pneus e a aquisição de uma chave de roda. Todo o projeto é mantido por meio de doações de voluntários. 

No próximo dia 14, o ônibus estará na Igreja Metodista do Brasil, no Santa Mônica, de 9h às 17h. As doações podem ser entregues no local ou pelos contatos (24) 98829-1314 e 2233-3500 até o dia 24 de dezembro. 

Últimas