Ônibus atola em estrada coberta de lama no Brejal

04/10/2017 13:05

As condições precárias da Estrada dos Albertos, na Posse, obrigaram a empresa Turb a reduzir o itinerário do ônibus que atende à região do Brejal, pela linha 729 (Posse x Albertos). No fim de semana um coletivo ficou por mais de duas horas atolado na lama e só foi retirado com a ajuda de uma retroescavadeira. Com a mudança, passageiros precisam andar quase um quilômetro a pé, em meio à lama. 

Desde sábado que a situação na estrada vem piorando. Na ocasião, choveu forte na Posse e com isso todo o barro que encobria a via acabou virando lama. Mesmo com toda perícia, o motorista da empresa de transporte coletivo acabou não conseguindo retirar o ônibus do local. Moradores se uniram e somente no fim da tarde, depois que a chuva já havia diminuído, conseguiram desatolar o veículo. Depois do ocorrido, a Turb foi obrigada a reduzir o itinerário da linha, porque os ônibus não conseguiam chegar até o ponto final. Os passageiros tiveram que desembarcar antes, e caminhar um trecho de cerca de um quilômetro em meio à lama. Até quem tem carro mais alto, que é o caso do produtor Rogério Assis, enfrentou dificuldades para chegar em casa. “Meu carro é uma Frontier. É um carro bruto e que anda em qualquer canto. Mas mesmo assim foi ruim de chegar em casa. Ela patinou e muito. Se não tivesse tração nas quatro rodas eu não teria saído do lugar. Ia ter que deixar o carro lá”, contou. 

Já não é de hoje que moradores reclamam das condições da via. No início do ano, até o término do verão a região sofreu com o mesmo problema. Segundo eles, faz parte da rotina da comunidade. “Infelizmente tenho que assumir que isso é normal aqui. Mas não deveria ser. Um lugar importante como esse para o escoamento da produção rural deveria ser mais bem cuidado”, completou Rogério.

No domingo à tarde, com a abertura de sol, os ônibus voltaram a levar os passageiros até o ponto final, mas a operação voltou a ser interrompida na segunda-feira, com a chegada da chuva. Ontem, até o início da noite, os passageiros estavam tendo que caminhar, novamente, até o ponto final. 

A Turb Petrópolis, responsável pela linha, que já havia suspendido o atendimento entre sábado e domingo de manhã, disse que foi preciso suspender novamente, fazendo operação apenas do Centro da Posse até o Colégio Antônio José de Lima,  devido à chuva intensa que caia sobre o distrito. Até o fim da tarde de ontem (03) não havia previsão de retorno, uma vez que a via precisa oferecer o mínimo de condições de trânsito e segurança.


Últimas