Ônibus de Petrópolis passam a ter faixa pintada indicando nível máximo de água em caso de alagamento
Os ônibus de Petrópolis que fazem o trajeto da Rua Coronel Veiga à Rua do Imperador receberam, em suas pinturas, uma faixa que indica o nível máximo que a água pode chegar em dias de alagamento. A medida foi determinada pelo Plano de Contingência do Verão 2022/2023, criado para evitar que tragédias como as de 2022 ocorram novamente.
O limite que indica a necessidade de atenção e a obrigatoriedade da evacuação foi informado pela Mercedes-Benz (fabricante do chassi dos coletivos) ao Ministério Público do Rio de Janeiro em agosto de 2022, estabelecendo que a água não pode ultrapassar metade da roda do veículo, em caso de necessidade de travessia por locais alagados, considerando a possibilidade de ondas. Por isso, foi implantada a pintura da faixa de altura da água nos ônibus.
Para definir a necessidade de mobilização dos passageiros e funcionários antes do atingimento do limite, considerando o tempo de deslocamento até uma “ilha de segurança”, foram definidos três estágios que guiam as ações do motorista: observação, atenção e evacuação.
Leia também: Ilhas de segurança são demarcadas em Petrópolis
O estágio de observação começa com a elevação do nível do rio, aliada à continuidade das chuvas. O de atenção marca o início do transbordamento até o atingimento do primeiro degrau do veículo com cerca de 40 cm. Antes da elevação do nível da água até esse ponto, o motorista deve conduzir o veículo para a ilha de segurança mais próxima. O estágio de evacuação começa quando a água começa a entrar no veículo a partir do primeiro degrau. Nesse estágio, o condutor deve desligar o veículo, abrir as portas e seguir com todos a pé para a ilha de segurança mais próxima, levando apenas objetos essenciais. O veículo deve ser parado o mais distante possível do rio e o trajeto a pé deve ser feito na calçada oposta ao rio.
Para que todo o processo ocorra da melhor forma possível, o protocolo envolve o trabalho de diversas agências, como Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, CPTrans, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Samu, Centro Integrado de Monitoramento de Petrópolis e Setranspetro.