Ônibus de videomonitoramento vai operar no Terminal do Centro

08/10/2019 16:30

O ônibus de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança vai operar durante um período, no Terminal do Centro. O equipamento foi levado pela Guarda Civil para o local, com o objetivo de dar mais segurança para os 40 mil passageiros que usam o espaço diariamente. Além disso, o veículo será utilizado para dar apoio às equipes da Secretaria de Assistência Social que fazem abordagens a pessoas em situação de rua.

Leia também: Família procura por homem desaparecido há duas semanas no Bingen

O ônibus foi posicionado em frente à rampa que dá acesso à Rua Caldas Viana, sem afetar nenhuma linha de ônibus que faz parada naquele lado. A instalação foi feita com apoio da CPTrans. O veículo fará o monitoramento 24 horas por dia, com dois agentes acompanhando as imagens geradas pelas câmeras instaladas nas laterais – por causa do teto, a câmera que pode ser içada até 11 metros de altura não será acionada.

Desde 2017, quando o ônibus foi colocado em operação após três anos e meio sem uso, este será a 14ª vez que o veículo será acionado para dar suporte ao trabalho de segurança e patrulhamento preventivo feito pela Guarda Civil. Além dos três grandes eventos da cidade (Expo, Bauernfest e Natal Imperial) neste período, o equipamento já foi estacionado na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), Praça Marechal Carmona (na esquina das ruas Paulo Barbosa e Caldas Viana), Praça da Inconfidência e Praça Miguel Detsi (Alto da Serra) – em duas oportunidades.

“Nós teremos 12 agentes se revezando em duplas e o monitorando o Terminal de dia e à noite. Caso seja constatada alguma ocorrência pelas câmeras, os agentes vão agir imediatamente ou mesmo acionar a PM em caso de flagrante de crime. Além disso, vamos continuar com as rondas de patrulhamento preventivo, com agentes cobrindo toda a área de entorno, Dr. Porciúncula, Paulo Barbosa, Caldas Viana, Praça da Inconfidência”, informa o comandante da Guarda Civil, Jeferson Calomeni.

O Terminal do Centro é o maior da cidade, com 80 linhas de ônibus que fazem 1.640 viagens por dia. São 40 mil passageiros que frequentam o local. O técnico em telecomunicações, Mauri Koeller, elogiou o uso do equipamento de videomonitoramento no espaço.

 

Últimas