Ônibus extras e com menos paradas a partir de hoje

07/03/2017 11:15

Começa hoje em caráter experimental a operação do serviço de ônibus direto em três linhas dos corredores de ônibus com maior fluxo de passageiros da cidade. Em horários de movimento intenso, haverá coletivos extras que percorrerão o itinerário sem parar na maior parte dos pontos, para dar mais eficiência ao transporte, reduzindo o tempo do percurso. A fase de testes deve se estender por duas semanas, quando governo municipal e empresas avaliarão os resultados e definirão as próximas medidas a serem tomadas. 

Entre as linhas beneficiadas está a 300, que liga o Bosque do Imperador, no Centro, ao Terminal de Corrêas, passando pela Rua Quissamã. A linha terá, em escala, seis horários por dia, do Centro para o bairro, e vice-versa. Para a cozinheira Heloisa Nascimento, a medida vai facilitar a vida dos passageiros. “Vai ser muito bom! Tanto na linha 700 quanto nessa daqui. Com certeza, parando menos, vai economizar tempo. Mas por outro lado tem que ter ônibus para levar os passageiros que esperam nos pontos”, disse. Heloisa opta pela linha 300 justamente pela maior eficiência no percurso. “O 700 demora muito. Às vezes fico mais de uma hora para chegar aqui no Centro. Enquanto no 300 eu chego em no máximo 20 minutos. É muito bom”, completou.

Amiga de Heloisa, a operadora de caixa Maria Helena da Silva também gostou da notícia. “Quando a gente quiser ir direto, sem ficar parando, é só pegar ele. Pra quem mora em Corrêas é muito bom”, contou. 

A linha 700, a de maior movimento na cidade, que liga o Centro ao distrito de Itaipava, também contará com o direto. Serão três horários de ida e três de volta, para economizar tempo dos passageiros, os conduzindo até o Terminal de Itaipava parando em pontos específicos. 

A estudante Jhennifer Pomin, de 19 anos, disse que está ansiosa. A jovem, que leva em média uma hora e meia do Centro até Itaipava, espera chegar mais cedo em casa pegando o ônibus direto. “Eu saio 17h30, e venho para a Paulo Barbosa pegar o ônibus. Aí levo, em média, esse tempo todo até o terminal de Itaipava. Agora, tendo o direto nesse horário, vou pegar ele, pra não ficar parando tanto no caminho.” completou. 

As paradas em cada viagem das linhas de ônibus diretas serão feitas em pontos estratégicos. Os coletivos que farão a linha direta serão identificados por placas coladas no para-brisas, para que não sejam confundidos com os demais. Enquanto o serviço opera, outros coletivos continuaram fazendo o horário e as paradas normais de cada linha, sem supressão de coletivos. 

Para esclarecer dúvidas dos passageiros, o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis (Setranspetro) disse que as empresas disponibilizarão fiscais nos pontos finais, explicando a dinâmica das linhas. Mais informações sobre a novidade podem ser conferidas no próprio site do Setranspetro (www.setranspetro.com.br). 


Confira os horários do ônibus direto

Linha 100

Centro x Bingen: 7h05; 8h; 16h05; 17h (parada em todos os pontos da Paulo Hervê ao Terminal)

Bingen x Centro: 6h35; 7h35; 16h35; 17h30 (parada na W. Luiz e Rua do Imperador, no Arabela)

Linha 300 

Centro x Corrêas: 7h30; 8h30; 9h30; 9h30; 17h30; 18h30; 19h30 (parada a partir da Ponte Branca)

Corrêas x Centro: 7h; 8h; 9h; 18h; 19h (parada apenas na Rua Dom Pedro I)


Linha 700 

Itaipava x Centro: 5h; 7h; 16h30 (parada na 13 de Maio, Rua Imperatriz)

Centro x Itaipava: 6h; 8h; 17h45 (parada na 13 de Maio e nos pontos a partir de Bonsucesso)


Últimas