Orgânicos à mesa
Pesquisando a mais de 30 anos sobre alimentação e seguidor de Hipócrates, considerado o “pai” da medicina, sigo a norma: “o alimento é o remédio e o remédio é o alimento”. Tenho por ideologia que toda a cura tem dois possíveis caminhos: o interior de cada um e a natureza. Já escrevi vários artigos sobre o poder do cérebro e da energia interior. A natureza deve ser sobretudo respeitada e agradecida, pois ela é nossa aliada na busca humana pela felicidade e longevidade.
Infelizmente hoje em dia o dinheiro tem papel relevante nesta busca e para isso não se medem limites, nem éticos nem humanitários, para tentar alcançá-la. Uma prova disso são os agrotóxicos e as transformações dos alimentos para torná-los mais vendáveis. Apesar da tendência de aumento do consumo, os produtos orgânicos e suas importâncias para a nossa saúde ainda estão pouco enraizados na alimentação do povo brasileiro.
Produto orgânico é todo produto, animal ou vegetal, obtido sem a utilização de produtos químicos ou de hormônios sintéticos que favoreçam o seu crescimento de forma não natural. O solo é a base do trabalho orgânico. No caso do vegetal, o solo deixa de ser um mero suporte para a planta, tornando-se sua fonte de nutrição – livre de produtos agrotóxicos, pesticidas, adubos químicos ou sementes transgênicas. No caso dos animais, sua criação é feita sem o uso de hormônios de crescimento, anabolizantes ou outras drogas como os antibióticos.
A grande vantagem disso, além da produção de alimentos mais saudáveis e naturais, é que, com a preservação do solo, que fica mais fértil e livre de toxicidades, a produção orgânica permite um manejo sustentável do meio ambiente de forma equilibrada, facilitando a preservação e a harmonia de todos os elementos da natureza entre si e garantindo a saúde do homem. Leia e descubra, sinteticamente, as vantagens de consumir produtos orgânicos! Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas.
Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer; alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo; alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos – em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los; protege futuras gerações de contaminação química (sustentabilidade).
A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais; o produto orgânico é certificado.
A qualidade do produto orgânico é assegurada por um Selo de Certificação. Este Selo é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia do consumidor de adquirir produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.
São muitas as vantagens e os preços dos produtos, um pouco superiores, com certeza é um investimento na sua saúde. Em Petrópolis existem alguns pontos de venda que devem ser aumentados com uma maior conscientização sobre a importância do consumo. Vamos priorizar essa atitude pois Hipócrates continua na pauta do dia!
achugueney@gmail.com