Órgãos atuam no plano de prevenção de combate a incêndios florestais
Na última semana, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias se reuniu com o Corpo de Bombeiros e representantes de unidades de conservação no município para alinhar as ações de combate aos incêndios florestais. De junho a setembro é período de maior incidência para ocorrências de incêndios florestais. O objetivo das ações cooperadas é prevenir e melhorar a resposta a estas ocorrências.
Participaram da reunião, o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, tenente-coronel Gil Kempers, o comandante do Corpo de Bombeiros de Área II- Serrana, coronel Gileno Alves, o capitão Daniel Campos, chefe da Seção de Defesa Civil do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, o sub-chefe da Reserva Biológica de Araras, Márcio Ferreira, e o representante do Refúgio de Vida Silvestre Estadual da Serra da Estrela, Leonardo Holderbaum.
Desde o início do inverno, no mês passado, a Defesa Civil vem atuando no plano de prevenção e combate a incêndios florestais. Foi adquirido material de combate aos incêndios florestais, como bombas costais e um kit para uma pick-up, cartilha virtual com dicas de prevenção para a rede municipal de Educação e para os Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e articulação dos órgãos de resposta.
“A cooperação inter agências possibilita uma maior capilaridade na redução dos danos causados pelos incêndios e também nas atividades de prevenção”, disse Gil Kempers.
Entre os temas abordados na reunião estão a cooperação para ações de combate as queimadas em áreas urbanas ou em reservas florestais, além do cadastro das agências em uma plataforma estadual para o gerenciamento de recursos operacionais.
“Cada vez mais vamos trabalhar integrados e em conjunto. Os incêndios florestais causam uma série de impactos à cidade, além de agravos ao meio ambiente e à saúde da população”, completa o secretário de Defesa Civil.