Orientações para quem quer empreender nas áreas de turismo e gastronomia
Empresários e novos empreendedores participaram nesta terça-feira (28) do primeiro dia de oficinas e mentorias gratuitas promovidas pela Caravana do Rio Criativo – um programa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-RJ), que tem o apoio da Prefeitura. As delícias da Serra e a vocação do Município com os restaurantes trouxeram para a cidade três dias de imersão no tema “Turismo e Gastronomia: experiência e inovação”. O evento está sendo realizado no auditório da Cervejaria Bohemia e vai até quinta-feira (30). Ainda há vagas. Quem quiser participar das oficinas, basta chegar 15 minutos antes e fazer a inscrição na hora.
O programa também conta com o Balcão Empreendedor, com a presença de secretarias da prefeitura, como a Turispetro e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que apoiam o evento. Durante as caravanas, toda a programação é gratuita e ajuda quem deseja abrir um negócio que esteja inserido em um dos 21 setores da economia criativa. Nesta terça, empresários de diversos setores da gastronomia, como doces, pizzas, além de cerveja, entre outros, participaram do encontro.
“Estou amando participar, recebemos muitas informações interessantes. É muito importante que a gente esteja sempre se atualizando, conhecendo pessoas novas, parceiros novos. Sempre que tem esse tipo de evento eu participo, ainda mais sendo gratuito”, frisa a empresária Gabriela Baccherini, da Dahelô Doces.
Criada no ano passado, como parte das ações de valorização do turismo em Petrópolis, a Turispetro vem trabalhando em conjunto com a iniciativa privada para fomentar o setor e divulgar a cidade mundo afora. A assessora de marketing da secretaria, Camila Thees, participou do evento tirando dúvidas a apresentando a agenda do setor no município. “Queremos dar mais visibilidade e mais força ao município. Nossa intenção é ajudar as empresas a se fortalecerem, se reinventarem. O empresariado é peça fundamental para nos ajudar no desenvolvimento do turismo em Petrópolis. É muito importante que eles estejam conosco”, frisa.
O Balcão também está cadastrando as iniciativas dos empreendedores de Petrópolis para compor o Mapa Criativo, um programa georreferenciado que vai mapear a Economia Criativa do Estado.
Para a coordenadora de conteúdo do Rio Criativo, Letícia Magalhães, um dos objetivos em Petrópolis é trazer a ideia do turismo de experiência. “Petrópolis tem essa vocação na gastronomia e queremos sair um pouco do enfoque dos eventos, trazer a ideia de menos sazonalidade, para que os empreendedores tenham benefícios o ano todo, em uma verdadeira experiência de turismo”, explica.
O auditório da Cervejaria Bohemia, fica no Centro, na Rua Alfredo Pachá, 166. São 100 vagas por dia. Quem se inscrever vai ter a oportunidade de participar de oficinas, à escolha, com grandes nomes do mercado da inovação. Temas como “Inovação em Modelos de Negócio”, Laboratório de Cases Inovadores no Mercado de Alimentos e Bebidas” e “Negócios de Experiência” estão sendo tratados em profundidade.O programa Caravana do Rio Criativo é gerido pelo Templo e com patrocínio da Oi e da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Confira a programação:
Dia 2
10h – 14hPlace Branding: pensando lugares como marcas(Gabriel Patrocínio)
15h – 19hNegócios Sustentáveis e com propósito (Fê Cortez)
Dia 3
10h- 14h Laboratório de Cases Inovadores no mercado de A&B(Alimentos e Bebidas) // Herman Bessler
15h – 19h Inovação em Modelo de Negócios (Herman Bessler)