Pacientes com suspeita de covid-19 esperam mais de seis horas na fila para atendimento em ponto de apoio na UPA do Centro

04/01/2021 18:20

Pacientes relatam mais de cinco horas de espera na fila para atendimento no ponto de apoio para pacientes com suspeita de covid-19 na UPA Centro, nesta segunda-feira (4). Com atendimento médico reduzido no ponto de apoio na UPA Itaipava, o jeito foi recorrer ao centro da cidade. O novo ponto de apoio que seria montado na UPA Cascatinha, ainda não deve ser inaugurado. O prefeito interino Hingo Hammes disse que a prioridade é organizar o funcionamento dos pontos já existentes, para depois então fazer a ampliação do atendimento. 

O paciente Gustavo Macedo chegou na UPA Centro às 10h40 desta segunda-feira com sintomas de covid-19. Com mais de 50 pessoas na fila, às 17h, ele ainda não havia realizado o exame. Gustavo é morador de Barra Mansa em Pedro do Rio, e já havia buscado atendimento no ponto de apoio em Itaipava no dia 1º de janeiro, mas foi informado que não havia médicos. “Como sou funcionário de carteira assinada, estou faltando hoje ao trabalho. Dependo do exame e do atestado, então vou ter que aguardar o tempo que for”, disse. 

Leia também: Médico que atua na linha de frente da covid-19 alerta: janeiro pode ter explosão de casos

A situação, como a de Gustavo, vem se repetindo há, pelo menos, duas semanas. Com atendimento reduzido na UPA Itaipava, e sem previsão de um novo ponto de apoio em Cascatinha, pacientes de outros distritos tem buscado o Centro, o que vem encorpando as filas. Na semana passada, a Defensoria Pública constatou por dias seguidos a falta de atendimento médico nestas unidades. 

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que há dificuldades para conseguir mais médicos neste momento, já que muitos estão dentro do grupo considerado de risco e, por isso, tiveram que ser afastados, mas que a Prefeitura já está trabalhando para resolver a situação. Segundo a assessoria, foi registrado um aumento na procura por atendimento no Centro, e as equipes foram reforçadas neste ponto nesta segunda-feira(04). E em relação ao ponto de apoio que seria montado na UPA Cascatinha, a assessoria informou que a prioridade é organizar o funcionamento dos pontos já montados para garantir seu pleno funcionamento, para então dar início a ampliação do atendimento.

Testagem em massa sem previsão de retomada

As ações de testagem em massa que vinham sendo feitas em várias localidades do município foi suspensa no fim de dezembro. Na ocasião, a Prefeitura afirmou que a suspensão era devido ao baixo estoque dos kits. Nesta segunda-feira, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que trabalha para que as ações sejam retomadas. Já está sendo dada continuidade ao processo de compra dos kits que foi iniciado em dezembro, e a Prefeitura já solicitou apoio ao Governo do Estado para aquisição de mais testes. Mas ainda não há previsão de quando as ações devem ser iniciadas.

Últimas