Pacientes relatam demora em atendimento e realização de cirurgias pelo SUS

19/mar 12:51
Por Maria Julia Souza

A demora nos atendimentos e na realização de procedimentos cirúrgicos tem sido alvo de reclamações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta segunda-feira (18), a equipe da Tribuna recebeu o relato de duas pessoas, que fazem parte da mesma família, e passam pelo problema.

“Estou na espera de um neurologista há mais de um ano e o meu pai está na fila para fazer uma cirurgia séria na barriga, e até agora não foi chamado. Ele já passou por todos os procedimentos e só falta a cirurgia”, disse um dos pacientes, que preferiu não se identificar.

Ele conta que o pai precisa realizar a retirada de hérnia biliar e que o risco cirúrgico foi feito em novembro do ano passado. Ao entrar em contato com o Hospital Alcides Carneiro (HAC), ele é informado que é necessário aguardar.

“Meu pai já fez, inclusive, o risco cirúrgico. Ele não pode esperar, porque a bile pode estourar e, se isso acontecer, pode se espalhar pelo corpo dele, o que poderia levar até à morte”, contou.

Além disso, o outro paciente também aguarda ser chamado para atendimento com um neurologista há mais de um ano, e ao entrar em contato com a Secretaria de Saúde, é informado que não há especialista disponível na cidade.

O que diz a Secretaria de Saúde

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que, em relação a consulta com o neurologista, tentou, mas não conseguiu contato com o paciente através do número fornecido por ele para o agendamento. “Uma das tentativas de contato, inclusive, aconteceu no dia 09 de janeiro, às 14h34”, informou a nota.

Em relação a cirurgia para a retirada da hérnia biliar, a pasta informou que o paciente está regulado para o Hospital Alcides Carneiro e a realização do procedimento está prevista para o próximo dia 25 de março. A Secretaria de Saúde orientou ainda que os pacientes atualizem os cadastros para agilizar o contato.

Últimas