Pacientes relatam dificuldade para encontrar remédios na rede pública de saúde do município

10/05/2023 14:56
Por Helen Salgado

*Matéria atualizada às 16h35 para inclusão do posicionamento da Secretaria de Saúde.

O paciente de um posto de saúde de Araras, que preferiu não ser identificado, procurou a Tribuna de Petrópolis para relatar sua dificuldade em conseguir medicamentos na rede pública do município. Na ocasião, ele recebeu a prescrição de amoxicilina, claritromicina, omeprazol e ciprofibrato e tentou conseguir os medicamentos em três unidades da rede pública de saúde – no posto de saúde de Araras, nos Hospitais Alcides Carneiro e Nelson de Sá Earp – mas não obteve sucesso.

Nesta quarta-feira (10), o paciente esteve em uma consulta no posto de saúde Professor Manuel José Ferreira, na Rua Santos Dumont, no Centro. Lá, ele disse que tentaria novamente o fornecimento dos medicamentos.

“Somente lá, o quarto local onde eu procurei, conseguiu os remédios. Se tá faltando esses medicamentos, imagina as outras medicações.”, comenta.

De acordo com o paciente, o valor do claritromicina de 500mg é muito alto. Caso não conseguisse no posto de saúde de forma gratuita, certamente enfrentaria dificuldade para dar início ao tratamento.

Ele conta que está com h pylori, um tipo de bactéria que sobrevive em ambiente ácido e é uma das causas mais frequentes de infecção no estômago, e que, por isso, precisa fazer o tratamento com os médicos prescritos pelo médico. Além disso, o paciente sofre com gastrite leve.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que não existe falta de amoxicilina, omeprazol e claritromicina no município. Já sobre o Ciprofibrato, esclareceu que o processo de compra já foi concluído e está sendo apenas aguardada a entrega. A secretaria destacou, também, que a Unidade Básica de Saúde de Araras (UBS) está abastecida com a Amoxicilina e o Omeprazol. Quanto ao Ciprofibrato e a Claritromicina, ainda segundo a Secretaria de Saúde, eles são fornecidos apenas nas farmácias do Hospital Alcides Carneiro e do Centro de Saúde. Porém, para receber o Ciprofibrato, é necessário que o paciente faça o cadastro para posterior retirada.

Últimas