Matéria atualizada às 17h15 para inclusão do posicionamento da Prefeitura
Neste sábado (20), pacientes que esperavam atendimento rápido e eficaz na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Itaipava, receberam horas e mais horas de espera. De acordo com informações de Felipe Frias, que está no local desde às 12h, ele e outros pacientes aguardam por cerca de três horas por atendimento.
Felipe está acompanhando a mãe, Michele Leite, que tem sofrido com tonteiras e desmaio. A paciente, até o momento, não recebeu sequer um primeiro atendimento. De acordo com o filho, ela passou somente pela classificação de risco.
Há ainda pessoas que chegaram às 11h15 e que, quase 15h, ainda não tinham conseguido ter os atendimentos bem sucedidos. “Ela passou no consultório, mas ainda não fez o raio x que passaram para ela”, comenta Felipe. Ele relatou à Tribuna que somente às 14h48 a mãe foi chamada no consultório para atendimento com o médico.
Durante todo esse tempo, os pacientes perceberam que por volta das 14h, nenhum dos quatro consultórios do local continha médicos. Felipe ainda informou que não presenciou enfermeiros no local. Já às 14h30, um único médico estava atendendo as dezenas de pessoas que estavam na unidade.
O local conta com quatro consultórios. Dessa forma, somente um estava sendo, de fato, utilizado. Os outros três, estavam vazios, de acordo com Felipe.
Procurado, o Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac), informou que a equipe médica de profissionais da Upa Itaipava está completa, com dois pediatras e três clínicos. O tempo de espera representa pacientes com classificação de risco azul, sendo os pacientes com gravidade atendidos prioritariamente.