Pagamento de passagem pelo celular deve ser aceito em todos os ônibus até o fim do ano

23/maio 08:23
Por Wellington Daniel

Passageiros do transporte público de Petrópolis vão contar com a ampliação de mais uma opção de pagamento. Até o fim do ano, o Cartão Digital, que já é aceito em grande parte da frota, deverá estar disponível em todos os coletivos. Com isso, os usuários poderão efetuar a transação diretamente pelo aplicativo de celular, sem a necessidade do cartão físico.

Dados do Setranspetro apontam que, de janeiro a abril, foram mais de 16,7 mil pagamentos feitos pelo Cartão Digital. Para utilizá-lo, é necessário que o cliente tenha um aparelho celular Android com a tecnologia NFC. No aplicativo Riocard Mais, o passageiro cria uma conta, gera um novo cartão em formato digital e efetua a recarga, com ativação imediata dos créditos.

Na hora de utilizar no ônibus, não há a necessidade de estar conectado à internet. Basta aproximar a tela do celular no validador com a nova tecnologia, uma vez que as informações relativas à passagem já foram geradas.

“É uma tecnologia nova, pronta para ser utilizada em todos os meios de transporte que têm validadores com leitor de NFC. É um meio de pagamento com boa perspectiva de crescimento e que era aguardado pelos passageiros. É o primeiro cartão digital do Brasil, com caráter multimodal”, explicou a gerente de Produto e Marketing da Riocard Mais, Melissa Sartori.

Transação eletrônica tem sido maioria

O comportamento do passageiro também tem acompanhado o consumo em geral, onde cada vez mais os meios eletrônicos são procurados. Segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), pix, cartão de crédito e débito foram os meios de pagamento mais utilizados em 2023 em toda a economia brasileira.

No transporte público de Petrópolis, apenas 21% das passagens pagas entre janeiro e abril de 2024 foram em dinheiro. Todas as demais utilizaram o cartão físico ou digital. Segundo o Setranspetro, a tendência é que, quanto mais próximo do Centro da cidade, menos se utilize notas e moedas para pagar a tarifa.

Para atender a nova demanda, a Riocard tem tentado aumentar as possibilidades de recarga. Os ATMs, hoje disponíveis dos terminais de ônibus, devem ter uma expansão de número nos próximos meses. A recarga dos cartões também é aceita na loja Riocard Mais e no celular, também no aplicativo da empresa, que hoje já conta com 1,5 milhão de usuários ativos.

Uma nova funcionalidade permite também agendar a recarga dos cartões Riocard Mais. Ao iniciar o app, o cliente deve selecionar a opção “Fazer recarga” e, em seguida, escolher a alternativa “Recarga programada”, seguindo o passo a passo. O pagamento deve ser feito por meio de um cartão de crédito cadastrado no app.

“Nosso objetivo é transformar o aplicativo no principal canal da empresa com os nossos clientes. Reunimos todos os serviços disponíveis e passamos a oferecer novas funcionalidades em um aplicativo moderno, com um design atraente e com maior usabilidade”, afirmou Sartori.

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