Pai Nosso IV – Terceira prece

22/09/2017 12:00

Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. 

Precisamos pedir que Ele (Deus) faça cumprir a Sua vontade.

É inacreditável como o diabo se opõe a isso, apresentando a maior resistência, uma vez que não suporta que alguém ensine ou acredite no que é correto.

A nossa carne (nossa natureza humana) em si é podre e tende para o mal, mesmo que tenhamos aceito a palavra de Deus e tenhamos fé. O mundo, entretanto, é ruim e maligno. Aí o diabo fica espicaçando, insuflando e atiçando para nos impedir, tocar de volta, derrubar e recuperar para o seu poder. É só isso que ele quer, dia e noite só pensa nisso, sem descansar por um momento sequer, apelando para todos os modos possíveis e imagináveis.

Assim sendo, se queremos ser cristãos, precisamos ficar bem preparados, sabendo que temos como inimigos o diabo, juntamente com todos os seus anjos, mais o mundo, os quais nos infligem toda espécie de revezes e agruras. Pois onde a palavra de Deus é pregada e aceita, produzindo frutos, aí também não vai faltar a santa e amada cruz. Ninguém pense que vai ter paz! Pelo contrário, terá que colocar em segundo plano o que tiver na terra: bens, prestígio, casa, propriedade, mulher e filhos, o próprio corpo e a vida. Ora, isso dói na carne, machuca o velho adão, pois a palavra de ordem é aguentar e sofrer com paciência, seja qual for o assalto, e abrir mão daquilo que nos é tirado.

Por isso é realmente necessário ficar pedindo sem cessar: “Pai querido, faça-se a Tua vontade, não a vontade do diabo e de nossos inimigos, nem de tudo aquilo que procura perseguir e abafar a Tua santa palavra ou impedir Teu reino. E concede-nos que suportemos e superemos com paciência tudo o que precisamos sofrer por causa disso, que nossa carne miserável não ceda nem renegue (a fé) por fraqueza ou preguiça!”

A sua (de Deus) vontade deve suceder e se impor, ainda que o diabo com todos os seus seguidores resistam, fazendo o maior barulho, indignados e enfurecidos, na petulância de querer exterminar o Evangelho por completo. 

Mas para nós mesmos precisamos pedir que sua vontade seja feita também entre nós, enfrentando toda fúria deles, para que nada consigam, e nós permaneçamos firmes e aceitemos essa vontade de Deus.

Essa forma de orar, então, deve ser o nosso abrigo e proteção, para repelir e derrotar tudo o que o diabo, tiranos e hereges consigam fazer contra nosso Evangelho.

(Fonte: Catecismo Maior, p. 97-99)

Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

Avenida Ipiranga, 346.

Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


Últimas