Painel Djanira: restauração ainda sem conclusão depois de um ano

07/08/2022 02:07

A restauração do painel Djanira, depois dele ter passado décadas à espera da intervenção, foi iniciada em agosto do ano passado ao custo de R$ 498 mil. O grande painel, com 12,75 metros de comprimento e 3,50 metros de altura, com data de 1953, retrata paisagens e cenas típicas de Petrópolis. A obra de arte é considerada de valor inestimável e ocupava uma das paredes do Liceu Municipal.  A previsão inicial era que estivesse pronto em oito meses. Tá certo que teve as enchentes, mas agora dia 03 completa um ano do trabalho.

Fake

Longe de a gente defender o governo, mas é grande e ridícula a quantidade de fakes anunciando que este ou aquele secretário vai cair.  Candidatos a deputado não precisam deste expediente para conquistar votos…

Crédito para os motocas

Tai uma boa iniciativa para uma categoria que hoje a gente não fica mais sem: a Agência de Fomento do Estado do Rio lançou uma linha de microcrédito voltada para motociclistas que fazem entregas e estão associados a aplicativos de delivery. O valor do financiamento pode chegar a R$ 21 mil. Os recursos poderão ser utilizados em itens como aquisição e manutenção de motocicleta e compra de máquinas e equipamentos utilizados no trabalho.

Um dos grandes nomes da MPB, Lenine sobe a serra para dois shows, dias 18 e 20 de agosto, no Soberano, em Itaipava.

De perto, ninguém é normal

Tem uma quantidade grande de pessoas pedindo nas ruas, mas vocês repararam quanta gente com problemas mentais também tem andado – sem tutores – pelo Centro? É como dizia Caetano: “de perto ninguém é normal”, mas para essas pessoas é arriscado estarem sozinhas.

Ah, as pesquisas…

Tem pesquisa eleitoral em Petrópolis? Tem. Só não se divulga porque não são registradas. Mas tem pesquisa circulando no whatsapp que é uma beleza com prospecção de votos para presidente, governador e deputados.

Vamos coçar o bolso!

Longe de a gente se meter na vida das nossas concessionárias, mas a Águas do Imperador, que sempre salva a pátria não vai nem dar uma patrocinadinha na Bauernfest?

Lixo queimando

Tá difícil de respirar nos distritos. E olha que estamos no período super arriscado de incêndios de grandes proporções nas matas. Nem assim o povo se educa. Tem muita gente queimando lixo doméstico em locais mais afastados. E eles alegam em sua defesa que a coleta não chega junto…

Ah, pena que acabou!

Agora que voltou a ser amigo de Bernardo Rossi, o vereador Marcelo Lessa não vai mais poder gravar aqueles vídeos desancando o ex-desafeto. É uma pena porque a gente gostava de ver a criatividade de Lessa. Na última eleição ele gravou um vídeo, em uma padaria, comendo um sonho e acusando Bernardo de ser vendedor da iguaria.

Antecedência

Vamos ser bacanas e avisar com antecedência à Prefeitura: falta um mês para o aniversário do Relógio das Flores. Ainda dá tempo de ajeitar o ponto turístico.

Feiura no Centro

Aquela estrutura de concreto, colocada ali perto da Praça Dom Pedro, na esquina com a ponte, na época da obra do Centro Histórico no segundo mandato de Bomtempo, tinha o objetivo de fazer o local ficar aprazível. Mas continua do mesmo jeito: uma estrutura feia de concreto. Tá na hora de alguma paisagista da Comdep dar uma solução bonita para a área.


Taí, o monumento ao nada, que é feio e não gera nem uma sombra pra gente dar um tempo ali em frente à Praça Dom Pedro…

Museu Barão de Mauá

Existe um projeto de transformar a Casa Barão de Mauá – onde hoje funciona a Casa da Educação para cursos e atividades extracurriculares – em um museu. O imóvel deve ser revitalizado e aberto ao público. O espaço é a única casa construída para uso próprio de Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, em 1854. Homem de muitos feitos, sua ligação com a cidade vem ainda da época do Império com a construção da primeira estrada de ferro do Brasil inicialmente de Mauá a Fragoso e, depois, chegando a Petrópolis.

Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

Últimas