Pais fazem manifestação contra fechamento do CEI Abefi na Fazenda Inglesa
Um grupo de pais de alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Abefi realizaram na manhã desta quarta-feira (17), uma manifestação contra a proposta da Prefeitura de Petrópolis de fechar a unidade. O anúncio do governo municipal aconteceu em fevereiro e no último dia dois, durante reunião com os familiares foi apresentada pelo município o projeto de readequação da Escola João Kopke para atender os alunos do CEI.
“Não queremos nossos filhos em outra unidade ao lado de adolescentes. Essa creche existe há mais de 20 anos, faz parte da comunidade”, comentou uma mãe. O CEI Abefi atende cerca de 50 alunos da Educão Infantil e há pelo menos 16 anos funciona em um espaço alugado ela Prefeitura, após o antigo prédio ter sido atingido por um barreira.
Segundo a Prefeitura “a unidade de ensino, atualmente instalada no Moinho Preto, não será fechada. O que foi apresentado à equipe e aos pais é o trabalho para levar o CEI Abefi para endereço mais próximo ao original, na Fazenda Inglesa (originalmente o CEI ficava nesta área), garantindo espaço adequado, com quintal e refeitório mais estruturados, e com melhor qualidade aos alunos.”
Segundo os pais a alegação da Prefeitura seria a de que o dono do imóvel havia pedido o prédio e não se interessava mais em alugar para o município. No entanto, os pais alegam que essa versão não é verdadeira. “Conversamos com o proprietário e ele disse que não pediu o imóvel e foi a Prefeitura que informou não ter mais intenção de alugar a casa. Por esse motivo resolvemos nos mobilizar para que a crianças, quando as aulas retornarem, continuem estudando aqui”, disse a mãe.
A manifestação durou cerca de uma hora. Os pais fecharam a rua em frente ao Centro de Educação Infantil e impediram a saída do ônibus que atende a comunidade. Outros veículos também não puderam passar durante o protesto.
Ainda em resposta à Tribuna, a prefeitura informou que “a intenção é que o CEI ocupe um espaço que será adaptado a este atendimento na área da E.M João Kopke (o CEI será transferido para este endereço, mantendo inclusive equipe e nome).
E que “no encontro ficou esclarecido que a mudança é futura e só será feita após a reorganização de todo espaço. Inclusive foi acordado que a comissão de pais vai acompanhar todos os trâmites.”