Palácio de Cristal recebe oficinas musicais e série “Cristal Jazz”

Ações fazem parte da programação da 22ª edição do Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte

18/07/2023 14:55
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

O Palácio de Cristal será palco de diversas atrações gratuitas nesta semana, durante a 22ª edição do Festival de Inverno de Petrópolis, promovido pelo Instituto Dell’Arte.

Nesta quarta-feira, dia 19, às 15h, crianças e adultos poderão se divertir na Oficina Encontro em Quatro Cordas – Ukulele e Cavaquinho, com Bruna Souza. Neste encontro, Bruna Souza contará sobre a origem e a história do cavaquinho, o qual é tão importante nas músicas brasileiras, e logo em seguida iniciará seu curso para todos aprenderem a tocar uma música em uníssono (todos juntos).

Já na quinta-feira (20), tem programação em dois horários: às 15h, com a Oficina Cante e os Males Espante, com Tainá de Abreu, onde o intuito será promover a sensibilidade, as habilidades artísticas e intelectuais, além de desenvolver a coordenação motora, a percepção auditiva e o espírito crítico. Um pouco mais tarde, às 18h30, será a vez de Victor Biglione Trio. Acompanhado de Roberto Alemão na bateria e Jefferson Leskowitch no baixo, o renomado guitarrista, arranjador e compositor argentino irá apresentar o show “Uma Guitarra no Tom – Tributo a Jobim”, em uma atmosfera “cool” de jazz.

A programação da Cristal Jazz continua na sexta-feira, dia 21, às 18h30, com o violonista uruguaio Pablo Vares, que mostrará um repertório de músicas flamencas de seu álbum “Inexorable”. E às 20h, Karina Duque Estrada levará sua voz, dança e atuação num show com interpretações marcantes.

No sábado (22), a banda Encantabreu se apresenta às 18h30, levando o melhor da Bossa Nova, chorinho e MPB, valorizando a cultura brasileira e o talento de nossos artistas como Pixinguinha, Gonzaguinha, Ivone Lara, Waldir Azevedo, Paulinho da Viola, Tom Jobim e João Gilberto. Mais tarde, às 20h, ocorrerá apresentação do saxofonista Leo Gandelman. Com mais de 35 anos de carreira, o artista é considerado um dos melhores instrumentistas do Brasil.

Já no domingo (23), encerrando a Série Cristal Jazz, os irmãos João Felippe e João Victor, do Duo Mano a Mano, irão apresentar composições autorais – que exploram a brasilidade e as influências do jazz, de forma descontraída, a partir das 18h30. Fechando a programação, às 20h, o Jazz das Minas subirá ao palco do Palácio de Cristal, para celebrar a música preta brasileira e mundial, a partir de uma interpretação própria. O quinteto feminino é formado por Maíra Freitas (piano/voz e direção musical), Samara Líbano (violão 7 cordas), Monica Avila (sax/flauta/voz), Marfa Kurakina (baixo elétrico) e Flavia Belchior (bateria/voz).

Últimas