Palácio de Cristal será palco do Segundo Festival Imperial de Cinema

28/08/2017 14:15

O majestoso Palácio de Cristal será palco, em outubro, do II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis que vai acontecer de 18 a 22 de outubro, com apoio da Prefeitura. Com público de 7 mil pessoas em 2016, para esta edição a organização tem estimativa de atingir 20 mil pessoas com uma programação aberta ao público e gratuita. Serão mostras variadas de filmes, oficinas, workshops e debates com objetivo de formar plateia e difundir o cinema nacional.

“Petrópolis só ganha com a diversidade de eventos que acontecem no município, agregando valor aos atrativos onde eles são realizados e movimentando a cidade. Assim, ampliamos a gama de atrações e eventos no nosso calendário, tornando a cidade cada vez mais atrativa para os visitantes, mas também para o morador. E o Festival Imperial de Cinema, em especial, mostra a relevância de Petrópolis no circuito audiovisual. É um setor que vem crescendo no país e que aqui tem grande potencial, que já está sendo trabalhado pela nossa gestão para ser fomentado e consolidado”, disse o prefeito Bernardo Rossi.

Na programação estão previstas mesas de debates sobre a co-produção Internacional Brasil X África; Adaptação Literária para o Cinema e ainda Transformações para o Cinema Brasileiro. Os interessados em aprender sobre o universo da sétima arte também podem participar de workshops sobre Interpretação para Atores, oficinas cinematográficas para criança e oficinas de mapping (projeções mapeadas em 3D). 

“Queremos movimentar a cena cultural de Petrópolis com um evento de referência. E acreditamos no potencial dessa ação para a cidade para isso. Queremos trazer a população para o evento”, afirma uma das diretoras do festival, Luciana Pacheco.

Além disso, o ponto alto do II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis será as mostras com exibições de cerca de 30 filmes que vão reunir obras do panorama nacional; internacional; da produção local, genuinamente petropolitana; de co-produções com o Brasil; filmes feitos por celular e também uma série de sessões para o público infantil e juvenil.

“Criamos o festival visando a formação de plateia e difusão do cinema brasileiro, com foco na formação do cidadão. O evento englobará arte, cultura, entretenimento e intercâmbio, possibilitando o desenvolvimento de atividades culturais da região e uma grande confraternização do Cinema na Cidade Imperial”, comenta a diretora Daniela Monteiro Brescianini.

O II Festival Imperial de Cinema de Petrópolis acontece de 18 a 22 de outubro no Palácio de Cristal, e é aberto ao público.


Últimas