Pallet em mau estado é retirado e Comdep limpa Rua Teresa; associação pede outras medidas

03/06/2021 18:33
Por Janaina do Carmo

Depois da denúncia feita pela Tribuna sobre as condições de um banco de pallets instalado na Rua Teresa, no Centro, a estrutura, que estava em péssimo estado de conservação, foi desmontada. O pedido de retirada foi feito pela Associação do local, a Arte, à Comdep, e o serviço foi efetuado na quarta-feira (2), bem como uma ação de limpeza da rua. A Arte também pede mais fiscalização no trânsito e a manutenção de algumas barracas de ambulantes que estão fechadas.

Esses bancos de pallets foram instalados em 2016, por meio de uma parceria público privado (PPP) entre a Prefeitura e empresários do polo de moda. A responsabilidade de cuidar das estruturas é dos donos das lojas. Ao todo são quatro bancos ao longo da rua. “Os outros bancos estão bem cuidados, mas esse em questão o empresário teve contratempos que o impediram de cuidar da estrutura. Mas agora ela foi retirada e será reconstruído pelo empresário”, disse Denise Fiorini, presidente da Arte.

A associação também está questionando a Prefeitura sobre as condições precárias de algumas barracas de ambulantes existentes na rua. Segundo Denise, esses espaços estão fechados desde 2018, o que contradiz uma informação prestada esta semana pela Prefeitura. Em nota enviada à Tribuna, o governo municipal informou que alguns ambulantes são idosos e que por isso não estariam trabalhando nas barracas devido a pandemia da covid-19. No entanto, a pandemia começou em março de 2020.

“Essas barracas também são um problema porque estão abandonadas em frente as lojas. Quando assumi a Arte em 2018 elas já estavam fechadas. No governo anterior eu entreguei um relatório com fotos dessas barracas, mostrando que elas nunca abrem e que algo deveria ser feito”, disse Denise.

Outro problema denunciado pela associação do pólo de moda é com o estacionamento irregular. Segundo Denise, carros ocupam as vagas destinadas as vans na Rua Prefeito Ari Barbosa. “Constantemente denunciamos esse problema. As vans chegam com os compradores e não tem onde estacionar”, lamentou a presidente da Arte.

Pandemia dificultou trabalho com relação às barracas, diz Prefeitura

Questionada pela Tribuna, a Prefeitura afirmou que a questão dos ambulantes da Rua Teresa vem sendo analisada há algum tempo, mas, com a pandemia, surgiu um impedimento nos procedimentos devido ao deslocamento da pequena equipe de fiscalização para as atividades relacionadas à pandemia.

A Prefeitura informa, ainda, que ocorreu também um outro complicador relacionado a quarentena: muitos ambulantes, principalmente idosos, não estão comparecendo aos seus locais de trabalho, causando uma certa dificuldade de identificação dos faltosos. Assim, no momento em que todos estiverem seguros para o exercício de suas atividades, tanto ambulantes como fiscais, a questão será tratada.

Com relação aos veículos ocupados pelas vagas destinadas às vans, a Prefeitura disse que irá checar essa denúncia e multará os motoristas que estiverem estacionado de forma irregular.

Últimas