Papelarias funcionarão em horário especial

10/01/2017 15:40

Com o início do ano, chega também a correria pela compra dos materiais escolares. A partir de janeiro, as papelarias de Petrópolis estão autorizadas a funcionar em horário diferenciado, conforme acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A iniciativa dá mais conforto e comodidade aos pais que estão preparando a volta às aulas dos filhos.

As papelarias poderão abrir de 9h às 19h, de segunda-feira a sábado, dia em que normalmente esses estabelecimentos trabalham apenas meio período. Como compensação, os funcionários que prestarem serviços em jornada de trabalho acima de oito horas por dia ou após às 13h de sábado, irão ganhar remuneração de 60% de acréscimo sobre as horas extras. Além disso, o trabalhador também tem direito a um lanche no valor de R$ 15,00. O acordo passou a valer no dia 7 de janeiro e vigora até 4 de março.

A volta às aulas é o período de maior movimento nas papelarias e as vendas chegam a triplicar em relação aos outros meses do ano. Os estabelecimentos se preparam com antecedência para este momento, que requer abastecimento do estoque e até reforço da equipe, em algumas ocasiões. Para 2017, os empresários do ramo esperam deixar para trás o momento difícil que a economia brasileira vivenciou em 2016. Segundo Sérgio Luiz Mayworm, proprietário da papelaria Semadri, a expectativa é que as vendas aumentem até 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o empresário, o movimento nas papelarias costuma ser maior entre o final de janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. Sérgio conta que o estabelecimento está se preparando desde o mês de agosto para o período de volta às aulas. “Nossa loja já está arrumada esperando os clientes que vão comprar os materiais escolares. Nossas expectativas de venda são ótimas. Temos uma previsão positiva para esse período e esperamos ultrapassar o resultado de janeiro e fevereiro do ano passado”. 

“Com a alteração no horário, proporcionamos mais conforto aos clientes que procuram as papelarias nessa época. Após o ano difícil que tivemos, esperamos que esse início de 2017 traga um respiro para as papelarias. Aconselhamos que as pessoas não deixem para comprar os materiais escolares na última hora, para evitar filas, além de optarem pelo período da manhã, quando normalmente o fluxo de consumidores é menor”, aconselhou o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini.

Últimas