Para frear o coronavírus, Petrópolis fecha museus e impede entrada de ônibus e vans de turismo
Museus e outros pontos turísticos e parques de Petrópolis ficarão fechados por 15 dias. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo prefeito Bernardo Rossi. Além disso, ônibus e vans de turismo estão proibidos de entrar no município. Equipes da Guarda Civil estarão, a partir desta quarta (18), de prontidão nos pórticos do Bingen e do Quitandinha para evitar a entrada dos grupos. As medidas estão prevista em novo decreto municipal , publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (17.03), para prevenção do coronavírus. Até os pontos turísticos naturais, como cachoeiras, também não poderão ser frequentados.
As ações foram anunciadas durante coletiva de imprensa nesta terça. Além das novas medidas, o município já tinha cancelado eventos públicos e particulares – como as comemorações pelo aniversário de Petrópolis -, além de outros exemplos, como a paralisação do funcionamento do parque de diversões instalado no Parque Municipal, em Itaipava. Este, inclusive, foi totalmente fechado para qualquer atividade.
“Há uma preocupação muito grande e um apelo nosso para que as pessoas sigam as orientações, para que fiquem em casa. E as medidas também são necessárias no setor do turismo. São medidas duras, mas necessárias”, explica o prefeito Bernardo Rossi. “É nosso dever cuidar das vidas dos petropolitanos. Então estamos tomando uma série de medidas no setor para evitar a propagação do coronavírus”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.
Leia também: Parques nacionais ficarão fechados a visitação pública por pelo menos uma semana
Em relação aos parques: além de Itaipava, Parque da Ipiranga, e Cremerie ficarão fechados. Sobre os grupos de turismo, equipes com dois guardas civis estarão nos pórticos impedindo a entrada dos ônibus e vans de ônibus.