Para jovens, crise abre janela de oportunidades
O Brasil vive um momento de instabilidade, mesmo com economistas afirmando que a situação começa a dar sinais de melhorar. No entanto, o que para muitos é um momento de preocupação e desespero, para outros pode ser uma oportunidade de investimento. Este pelo menos é o pensamento do empresário Patrick Cunha, 26 anos, um dos sócios da empresa Uall Agência Web, que está ampliando seu investimento de olho no mercado para além de Petrópolis.
Ele afirma que todo momento tem grandes oportunidades para os jovens, dependendo da área e o mercado onde vai investir. “O importante é que tenha uma ideia inovadora e não desista, pois pode dar errado no inicio, mas deve aprender com o erro e seguir em frente”, afirmou o jovem empresário, que aos 18 anos abriu uma empresa que não deu certo e, revendo os erros, chamou algumas pessoas para ser sócios e abriu a nova empresa, que hoje conta com mais de 400 projetos e cerca de 150 clientes ativos.
As palavras de Patrick Cunha vão de encontro a pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), onde dois em cada três jovens brasileiros planejam se tornar empreendedores nos próximos anos. A pesquisa “Jovens Empresários Empreendedores” traz uma radiografia completa do perfil e do comportamento dos jovens empresários do Brasil e de mais sete países: Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Espanha, China, Índia e Rússia. Foram entrevistados 5.681 jovens profissionais, aproximadamente 600 entrevistas em cada país, sendo a metade deles já empreendedor, com idades que variam entre 25 e 35 anos.
Conforme os dados a pesquisa 76,4% jovens querem realizar um sonho, desejam qualidade de vida (75,6%), querem altos ganhos financeiros (70%), querem um mercado promissor (66,1%) e não ter chefe (64,5%), Estas são as principais motivações para os jovens empreender no Brasil. Além destas motivações, Patrick Cunha afirma que o jovem empresário precisa buscar sempre a inovação, superar as expectativas e dependendo da área, esta inovação precisa ser constante.
Na sua opinião, um dos problemas atuais da juventude é querer coisas fáceis, principalmente aqueles que tem a tranquilidade de morar com os pais. Por isso, ele é adepto da teoria do caos, que segundo o jovem empresários, são as necessidades e questionamentos interiores que obriga a pessoa a deixar sua situação e buscar alternativas viáveis para viver.