Para reabrir, academias limitarão número de alunos para assegurar distanciamento

26/05/2020 17:30

Representantes de academias da cidade vão se reunir nesta quarta-feira (27) com o prefeito Bernardo Rossi na tentativa de definir a data para reabertura dos estabelecimentos. A reunião foi agendada pelo vereador Hingo Hammes, que tem trabalhado junto ao Conselho Regional de Educação Física (CREF) no sentido de orientar empresários e colaboradores em relação aos procedimentos a serem adotados. Plano já apresentado à Prefeitura mostra que as academias retomarão as atividades com limitação do número de pessoas simultaneamente, garantindo o distanciamento de no mínimo 2 metros entre os frequentadores. 

O vereador Hingo Hammes lembrou que donos e profissionais de academias têm atuado com outros profissionais da saúde para garantir toda a segurança aos usuários na retomada das atividades. “O plano foi elaborado em conjunto por vários profissionais que atuam na área de saúde e tem como objetivo principal a volta das atividades físicas orientadas, garantindo a segurança de equipes e usuários. A proposta é reabrir as academias de forma gradual. Inicialmente, com horários marcados, de forma a impedir aglomerações e respeitar as regras que determinam o distanciamento social”, explica o vereador, frisando que, além da oferta de álcool 70% a todos os frequentadores, haverá uma rigidez maior na limpeza, com desinfecção dos ambientes inclusive entre as aulas. 

Bruno Christ, educador físico e nutricionista integrante da Comissão Imperial, nomeada pelo CREF para representar o conselho na cidade, lembra que a prática de exercícios ajuda a prevenir doenças e melhora a qualidade de vida das pessoas. “Temos em Petrópolis 5% da população ativa. Isso representa cerca de 15 mil pessoas. Destas, 60% estão paradas desde o início da pandemia, há mais 70 dias. Estamos falando de imunidade mais baixa e aumento dos riscos de problemas cardíacos, crises hipertensivas e complicações decorrentes da diabetes, por exemplo. Estas pessoas precisam voltar a fazer exercícios e temos condições de oferecer isso a elas, adotando todos os cuidados necessários para reduzir, ao máximo, o risco de infecção pelo coronavírus”, diz.

Leia também: Conheça o plano completo de reabertura do comércio e serviços de Petrópolis

O plano foi elaborado levando em conta as experiências em países onde as academias já voltaram a funcionar, sem aumento do número de casos. “Adotando os cuidados previstos no plano, o risco de infecção é bem menor do que em estabelecimentos já abertos atualmente”, frisa Bruno. 

Além dos cuidados com a higienização, estão previstas no plano restrições para uso de bebedouros – poderão ser usados apenas para encher garrafas utilizadas individualmente – e orientações para o uso de colchonetes e outros equipamentos, que deverão obrigatoriamente ser higienizados antes e depois do uso. Também há regras para uso de ar-condicionado e, em estabelecimentos maiores, previsão do uso de termômetros para medição da temperatura corporal dos frequentadores. 

“A proposta é ter um modelo provisório de funcionamento até a retomada plena das atividades, adotando todas as medidas para garantir a segurança e a saúde dos frequentadores. Isso permitirá que gradativamente as pessoas possam voltar a se exercitar, o que é essencial para um maior equilíbrio do corpo e da mente”, detalha Hingo Hammes, lembrando que caberá ao prefeito, em conjunto com as equipes técnicas, determinar as datas em que esse tipo de estabelecimento poderá voltar a funcionar. “O importante é mostrar que as academias estão preparadas, com um plano pronto, elaborado de maneira séria e responsável, para a reabertura gradual”.

Últimas