Paralisadas há mais de sete meses, Prefeitura anuncia retomada das obras no Theatro D. Pedro
Paralisadas há mais de sete meses, as obras de restauração do Theatro D. Pedro, no Centro Histórico, serão retomadas na próxima semana. A Prefeitura de Petrópolis anunciou o reinício das intervenções para o dia 17 deste mês. A previsão agora é que os trabalhos estejam concluídos no primeiro quadrimestre de 2022.
“Trabalhamos desde o início do ano para a retomada das obras neste que é um dos principais equipamentos culturais da cidade. Levantamos as pendências e garantimos as adequações necessárias no projeto, de forma a garantir o mais rapidamente possível que os trabalhos fossem reiniciados”, explicou Hingo Hammes, que esteve visitando o local na quarta-feira (3), acompanhado do secretário de Obras, Maurício Veiga, de representantes da empresa vendedora da licitação, e dos vereadores Fred Procópio (PL), Eduardo do Blog (Republicanos) e Yuri Moura (PSOL).
Com uma arquitetura no estilo art-decó, de origem francesa, um tipo de decoração baseada em artes plásticas, a reforma tem caráter de restauração. Toda a estrutura do teatro receberá reparos, desde a fachada até a recuperação do sistema de ar condicionado e instalação de elevadores proporcionando acessibilidade para o público.
O Theatro D. Pedro foi inaugurado em dois de janeiro de 1933. No ano de 1998 o prédio foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Em 2003 recebeu uma restauração completa e agora novamente terá uma reforma de grande porte. O investimento é de R$ 1.686.063,43 oriundos do Ministério do Turismo com contrapartida de R$ 103.734,18 da Prefeitura de Petrópolis.