Parceria público-privada pode viabilizar projeto para melhorar o trânsito em Itaipava

02/09/2018 16:24

A Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (31) que um projeto de parceria público-privada para aumentar a fluidez no trânsito de Itaipava está avançando. A ideia é criar um acesso entre o supermercado Bramil e um estacionamento vizinho – e, com isso, diminuir o número de cruzamentos próximo ao terminal – continuando com duplicação de todo trecho até o Shopping Estação. Nesta sexta-feira (31), o prefeito Bernardo Rossi conheceu a proposta mais detalhada elaborada pelo arquiteto Aloizio Rodrigues. O próximo passo será receber todas informações necessárias para formular um orçamento para a obra. 

A ideia é utilizar uma parte do terreno do supermercado e do estacionamento, que já concordaram com em ceder o espaço, e fazer uma faixa dupla entre elas. Um dos lados da rotatória próxima ao terminal seria fechada e, assim, para fazer o retorno, os motoristas passariam por esse novo acesso. Da mesma forma, que vem de Madame Machado e Vale do Cuiabá, por exemplo, também teriam que passar por esse acesso. Quem estiver na Estrada União e Indústria saindo da Posse ou de Pedro do Rio também passa por essa rua – que terá cerca de 400 metros – e depois retorna para a estrada. 

“Esse projeto é muito importante porque vai permitir eliminar cruzamentos e, assim, dar fluidez ao trânsito. É um presente que está sendo dado ao município. A Prefeitura vai fazer o que é necessário para que ele saia do papel”, disse o prefeito Bernardo Rossi. 

O arquiteto detalhou informações como posição de meio-fio, de postes de iluminação e pontos de drenagem no projeto, que procurou preservar o máximo de construções já existentes ao longo de todo trecho. Esse projeto contempla baias de ônibus – para que o embarque/desembarque de passageiros não paralise o trânsito dos demais veículos – e ponto de táxi. 

“A caixa de rua desse trecho é o mesmo há muito tempo e não acompanhou o crescimento da região, consequentemente, do número de veículos. Esse projeto contempla um trecho de Itaipava e outros projetos vão completar a mobilidade urbana de toda a região”, afirma o arquiteto.

Além de já estar em contato com Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, ele vai informar à Secretaria de Obras informações sobre a quantidade de material que será necessário para asfaltamento, meio-fio, calçadas, poste e travessias de pedestre para que o município possa calcular o custo do projeto e viabilizar economicamente. 

A reunião para apresentação do projeto detalhado contou ainda com a presença do vice-prefeito Baninho; do secretário de Obras, Ronaldo Medeiros; e do vereador Maurinho Branco.

Últimas