Parece, mas não é radar: CPTrans instala equipamento que não multa, mas monitora velocidade

21/06/2021 18:24
Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) instalou, nesta segunda-feira (21), dois equipamentos de monitoramento de velocidade e tráfego, na Rua Bingen, no Bingen e na Rua Washington Luiz, no Centro. O equipamento, que mostra a velocidade em que o motorista passa, não emite multa. Segundo a Companhia, ele servirá, no entanto, para inibir o excesso de velocidade e gerar dados para o monitoramento de tráfego da empresa.

“A presença do equipamento serve para lembrar ao motorista que há um limite a ser respeitado na via e que há monitoramento. O objetivo é inibir o excesso de velocidade, um dos principais fatores responsáveis por acidentes de trânsito”, ressalta o diretor-presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

Estes locais são os mesmos onde já houve radares de controle de velocidade. Estes foram retirados em 2015, após o fim do contrato com a empresa licitada, e nunca mais foram recolocados. Dados do último anuário da CPTrans (2019) mostram que essas vias estão entre as ruas que mais tiveram registros de acidentes. Assim como aAvenida Barão do Rio Branco que foi a que mais teve acidentes em 2018, seguida da General Rondon, Coronel Veiga, Rua Bingen e a Rua do Imperador.

Na Rua Washington Luiz, o equipamento foi instalado no mesmo ponto onde
um motorista perdeu o controle de um automóvel, atingiu outros três que estavam estacionados e ainda causou o atropelamento de uma mulher que estava na calçada.

De acordo com a CPTrans, a escolha dos locais para os monitores, que estão em fase de testes, também levou em conta o grande volume de tráfego das duas vias, que são importantes acessos ao Centro Histórico para motoristas vindos do Quitandinha e Bingen – onde estão localizadas as principais entradas da cidade. Diariamente, passam pela Rua Bingen e pela Rua Washington Luiz de 15 a 20 mil veículos (em cada uma delas). O equipamento vai ajudar a monitorar esse tráfego e a coletar dados que ajudam a pautar o planejamento viário, obras de infraestrutura e sinalização, por exemplo.

Últimas