Parnaso tem recorde de visitação com a chegada do frio

09/07/2019 16:10

Não é só o frio que está batendo recordes de temperaturas no Estado, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) também contabilizou entre maio e junho o maior número de visitantes dos últimos 10 anos. Foram quase 29 mil pessoas que passaram pelo local – sendo 13.486 mil e 15.495 mil visitas registradas, segundo dados da administração do parque. Os meses de março e abril também contabilizaram um bom número de visitantes: 14.167 mil e 14.980 mil, respectivamente.

Veja também: Night Run: corrida parceira da Tribuna abre inscrições nesta quarta-feira

“Com o frio aumentando a procura sempre é maior. O parque possuiu diversas opções de lazer e recreação ao ar livre nesta época de frio e pouca chuva”, comentou Leandro Goulart, analista ambiental e chefe do Parnaso, lembrando que este ano o parque completa 80 anos de fundação. A temporada de montanhismo com meses menos chuvosos vai de maio até outubro, tendo julho e agosto como os meses de pico, registrando o maior número de praticantes.

A Travessia Petrópolis-Teresópolis e as trilhas da Pedra do Sino e dos Castelos do Açú são os atrativos mais procurados pelos montanhistas nessa temporada, segundo Leandro Goulart. Ele lembra que com temperaturas frequentemente abaixo de 0ºC e cujas vagas para os fins de semana são limitadas é preciso a compra antecipada pelo site (www.parnaso.tur.br.).

Com o aumento na procura, o analista ambiental e coordenador de uso público do Parnaso, Leonardo Gomes, orienta os visitantes a contratarem condutores da lista oficial para garantir um passeio seguro. "As opções de trilhas vão desde as mais simples que não requerem planejamento prévio como o Circuito Jussara na Sede Teresópolis, até as mais especializadas com pernoite para estas sempre indicamos a contratação de um condutor da nossa lista oficial, caso você não seja um praticante experiente desse esporte, porque certamente isso lhe trará uma experiência mais segura e prazerosa", orientou Leonardo.

Mais informações sobre os atrativos nas três sedes do Parnaso (Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim) podem ser encontrados no site http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/.

Últimas