Paróquias da cidade se preparam para celebrar o dia de Santo Antônio

“Santo casamenteiro” é homenageado em 13 de junho em meio a promessas e tradições

11/06/2022 15:48
Por João Vitor Brum

Para os casais, a noite mais romântica do ano é o dia 12 de junho, Dia dos Namorados. Já para os solteiros, o dia seguinte é considerado o mais propício para tentar um novo relacionamento, já que é a data em que é celebrado o Dia de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro. Envolvida por tradições e promessas, a comemoração acontece no dia em que o religioso teria morrido, em 13 de junho de 1231. Pelo menos três paróquias de Petrópolis têm programação para esta segunda-feira, com a benção do pão.

Na Paróquia de Santo Antônio, no Alto da Serra, as celebrações começaram em maio e continuam até esta segunda-feira, com missas a cada duas horas ao longo do dia 13, entre 7h e 19h. No total, a paróquia vai receber sete missas em homenagem ao santo. Neste sábado e domingo, 11 e 12 de junho, uma Santa Missa seguida da Oração da Trezena será celebrada, às 19h.

As comemorações na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, no Centro, também tiveram início em 31 de maio, mas seguem até o próximo domingo, 19. No dia 13, o tema “Santo Antônio e o Evangelho de Jesus Cristo” será discutido às 7h, 8h, 15h e 18h.

Além disso, terá bolo ao longo de todo o dia 13 nas barracas de Santo Antônio na paróquia, e, nos dias 18 e 19 de junho, as barracas terão comidas típicas de 14h às 22h.

Já na Paróquia Santo Antônio e Santo Agostinho de Nogueira, festas típicas começaram a ser realizadas na última sexta-feira, dia 10, após as missas em homenagem a Santo Antônio. No fim de semana, as missas começam às 18h30. 

Neste sábado, 11, a Santa Missa celebrada pelo padre Rafael Augusto terá o tema “Adoração eucarística: aprender a vida do céu!”, e no domingo, 12, o tema será “Visita ao Santíssimo: um olhar para quem nos ama”, presidida pelo padre Jorge Pacheco.

Nesta segunda, uma procissão vai marcar o dia do santo, com concentração na Praça de Nogueira às 19h15, com procissão saindo em direção à Igreja Matriz às 19h30, seguida de Missa Solene. A festa conta com comidas típicas, brincadeiras e apresentação de quadrilhas.

Últimas