Parque das Aves, em Miguel Pereira, deve ser inaugurado até o fim do ano
Ainda neste ano, será inaugurado o Parque das Aves, em Miguel Pereira, que se tornará o primeiro espaço de soltura do Brasil. Com mais de 90% das obras concluídas, a unidade tem 31 mil metros quadrados e será destinada também à reabilitação de animais silvestres resgatados na Mata Atlântica. O parque contará com mais de 200 espécies, incluindo corujas, papagaios, tucanos e garças.
Fotos: Divulgação
Com referência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), o parque está sendo construído pela Prefeitura de Miguel Pereira em parceria com o Governo do Estado, por meio do Comando de Polícia Ambiental (CPAm), além de contar com a participação da iniciativa privada.
O local também contará com sala de estudos, berçários de animais, borboletário, fazendinha, restaurante e loja temática.
Centro de Reabilitação
Quando uma ave for resgatada e estiver apta a ser reintroduzida na natureza, a soltura será imediata. Caso contrário, o processo poderá ser gradativo, com o pássaro passando por um período de aclimatação, para depois ser libertado pelos profissionais do Parque das Aves.
Os animais que necessitarem de algum tipo de tratamento ou que estiverem impossibilitados de retornar à natureza ficarão no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, onde passarão por triagem, identificação, marcação e reabilitação.