Passageiros ficam mais de uma hora esperando enquanto ônibus “dá voltas” no Centro

Coletivo que atende ao bairro Taquara teria atrasado em uma das viagens nesta sexta e motorista foi orientado por fiscal a “dar uma volta” até o próximo horário

17/06/2022 18:33
Por João Vitor Brum

Moradores do Taquara que dependem do transporte público para chegar até o bairro enfrentaram mais de uma hora de atraso nesta sexta-feira (17). De acordo com passageiros do coletivo, que opera a linha 402 da PetroIta, o veículo deveria ter saído do ponto da Rua Paulo Barbosa às 13h45, mas chegou ao local com quase meia hora de atraso e só saiu em direção ao bairro às 15h, já que o fiscal da empresa teria orientado o motorista do coletivo a “dar uma volta no Centro” para que as outras viagens do dia não fossem atrasadas, o que fez com que, pelo menos, duas viagens fossem perdidas. 

A linha 402 (Taquara) realiza 37 viagens diárias, sendo 19 saindo da Rua Paulo Barbosa, no Centro, e 18 saindo do ponto final na Estrada do Taquara. O tempo médio de percurso, de acordo com a estimativa da CPTrans, é de meia hora. 

Nesta sexta-feira, o coletivo que, teoricamente, sairia do bairro às 13h10, chegou na Rua Paulo Barbosa apenas às 14h10, com 25 minutos de atraso para o horário em que deveria sair do Centro (às 13h45) e a 15 minutos da próxima viagem que sairia do bairro, às 14h25. 

De acordo com os passageiros, mesmo após chegar atrasado, o ônibus não saiu do ponto, após o motorista ser orientado pelo fiscal a “dar umas voltas pelo Centro” para que as próximas viagens não sofressem atrasos.

O coletivo, então, saiu da Rua Paulo Barbosa apenas às 15h, 1:15 depois do horário estipulado e no mesmo horário em que deveria estar saindo do bairro. Enquanto o ônibus dava “voltas” pela cidade, os passageiros já estavam embarcados.

Além do atraso de mais de uma hora, o gasto desnecessário com combustível durante a suposta volta também chama a atenção, já que os custos operacionais do transporte público (incluindo o valor do litro do diesel) são a principal motivação apontada pelas empresas para o aumento mais recente na passagem, que foi de R$ 0,75 para quem paga em dinheiro. 

Para Luciana Oliviera, que estava aguardando a chegada do ônibus de 13:45 e ficou no coletivo durante a volta, o alto valor da tarifa de ônibus não condiz com o serviço prestado.

“O serviço é péssimo, totalmente precário, os ônibus quebram quase todos os dias. Os motoristas  estão insatisfeitos com a empresa, e aí descontam nos passageiros. O valor que pagamos de passagem não vale os ônibus que a empresa manda pra gente. O que mais me revoltou (no caso desta sexta) foi o descaso com todos os passageiros que estavam dentro do ônibus. Pessoas de idade, gestantes. Não tiveram empatia por ninguém. Por mais que a gente reclamasse, nada foi feito a nosso favor”, desabafou Luciana.

O que diz a Petro Ita

A Petro Ita informou que o ônibus que faz a linha 402 – Taquara apresentou atraso na operação a partir da viagem de 12h25, sentido bairro. Segundo a empresa, o trajeto, que normalmente é feito em 30 minutos, teve o tempo ampliado para 1h05, por conta de uma retenção na Rua Coronel Veiga, que provocou forte congestionamento na região, prejudicando todas as 24 linhas de ônibus que utilizam o trecho.

De acordo com o Setranspetro, a linha mencionada conseguiu chegar ao Centro Histórico somente às 14h10. A empresa confirmou que houve uma falha operacional quanto à realização da viagem posterior e disse que já tomou as providências necessárias para que a mesma não volte a ocorrer.

Trânsito em Itaipava atrasa horário de outros ônibus

A Turp Transporte informou que, em razão do forte congestionamento no entorno do Parque de Exposições, em Itaipava, as linhas de ônibus 605 – Vale das Videiras, 617 – Araras e 700 – Terminal Itaipava estão operando com atrasos de até 50 minutos, resultando em uma série de perdas de viagem.

Na tarde desta sexta-feira (17), o trecho de 3,1 quilômetros, entre o Trevo de Bonsucesso e o Terminal Itaipava, que normalmente é concluído em 13 minutos, teve a média de tempo elevada para 44 minutos.

A Turp orienta que o passageiro acesse o aplicativo “Cittamobi” para acompanhar, em tempo real, a localização dos ônibus e a previsão de chegada ao ponto.

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