Pedágio na BR-040 pode ser reajustado para compensar pandemia
A gente não pode acreditar que haverá reajuste do pedágio na BR-040… Não é possível que a Agência Nacional de Transportes Terrestres aumente a tarifa para compensar a concessionária pela queda de movimento. Petrópolis já tem o segundo pedágio, na proporção de quilômetros rodados, mais caro do país a R$ 11,60 por 20 quilômetros de subida da serra. Se for aplicado o mesmo reajuste da última majoração, de 2018, a tarifa pode passar a R$ 12,40.
Dois pesos…
Hoje, será aberta uma audiência pública pela ANTT e que deverá durar pelo menos 45 dias para que todos se manifestem em relação ao tema de compensação tarifária de todas as rodovias operadas por concessionárias no país. Impressionante é que todos os negócios do mundo sofreram perdas por causa da pandemia e no Brasil o governo ofereceu apenas financiamento. Ou seja, empresta o dinheiro que tem que ser devolvido. Porque, então, bancar concessionárias de estradas? Oferece financiamento também.
Vacina para a Guarda
Integrantes da Guarda Civil foram às redes sociais mostrar descontentamento com a publicação em redes sociais do prefeito interino Hingo Hames que fez alarde com a vacinação das forças de segurança. Para a Guarda foram destinadas pelo governo do Estado – que é quem distribui o imunizante – 90 doses, metade apenas do efetivo e decidiu-se pedir a totalidade para, só então, iniciar a imunização. Não que esses integrantes sejam contra a estratégia de imunização, mas querem que seja divulgada a situação correta: para a GC ainda não começou.
Prática antiga
Reclamação de todos os vereadores na legislatura passada e em qualquer legislatura, o governo interino continua com a mesma prática e que segue sendo realizada, agora sem reclamação da Câmara: chegada de projetos para votação em regime de urgência votados no mesmo dia. O último foi o Fundo Municipal de Conservação Ambiental votado na terça-feira.
Urgência
Na verdade, o Fundo Municipal de Conservação Ambiental já existe desde 2005, instituído no governo Rubens Bomtempo. Vereadores da base do governo Hammes defenderam sua votação dizendo que a nova legislação iria somente modernizar a primeira. Se foi só isso, porque a urgência?
Líderes religiosos
O babalorixá Paulo Branco e os pastores Omero Azevedo e Paulo César são os líderes religiosos que mais recentemente perderam a luta para a covid. Também foram vítimas da doença nomes como pastor Ari Guedes, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Município de Petrópolis
Além da conta
Terça-feira foi um dos dias com maior número de sepultamentos em Petrópolis: 22. O normal, sem pandemia, é de seis a oito. E a capacidade de enterros diários é de somente 10.
Responsabilização
Encabeçado por Marcelo Lessa e assinado por mais seis vereadores foi apresentado projeto legislativo que obriga a Águas do Imperador a consertar manilhas e tudo o mais nas redes pluviais principalmente quando são feitas intervenções pela concessionária. Essa conta era deixada para a prefeitura. É a segunda vez que a mesma lei é votada. Em 2019, também de autoria de Lessa, foi aprovada, mas depois revogada por iniciativa de Dudu, vereador que, agora, pediu desculpas “por ter errado” e quer a nova lei.
Porém…
Mas – reparem que tem sempre um “mas” – o líder do governo na Câmara, vereador Junior Coruja, pediu vistas do projeto retardando a sua votação, que seria na terça-feira. Porém, se for uma estratégia do governo para rever algum ponto da lei pode sair pela culatra. Vereadores se animaram e já falam em audiência pública e rever a o contrato da concessionária. Ou não, como diria Caetano.
Contagem
Petrópolis está há 111 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Emenda Kigali
A Câmara dos Deputados está sendo pressionada a votar com urgência a Emenda de Kigali, um compromisso para a redução de gases de efeitos estufa. O documento será entregue hoje ao presidente da casa, Arthur Lira, mesmo dia em que ocorre a cúpula de líderes chefiada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Mais de 100 países já começaram a substituir os gases utilizados nos aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e freezers. Isso porque a substância que hoje está presente nesses equipamentos pode aumentar o aquecimento global, causando duas mil vezes mais impacto do que o gás carbônico.
Sangue Azul
O Serrano iniciou a tradicional campanha “Sangue Azul”. Os torcedores do Leão da Serra poderão doar sangue em nome do clube e participar desse ato solidário até o dia 30 de abril. Os primeiros 150 doadores receberão uma camisa com a mascote leão guerreiro. O banco de sangue do Hospital Santa Teresa fica localizado na Rua Dr. Paulo Hervê, 1.130 e funciona todos os dias, das 7h às 18h.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br