Pedido de aposentadoria por idade deverá ser feito por telefone

16/05/2018 10:50

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar a partir de segunda-feira (21) o atendimento presencial de quem quer dar entrada no pedido de salário-maternidade e aposentadoria por idade. Agora, tudo será feito pela internet (pelo Meu INSS) ou pelo telefone 135. Ao fazer a solicitação, a pessoa receberá imediatamente o número do protocolo de requerimento. Antes, ela recebia a data em que seria atendida na agência. Segundo informações do INSS, o requerente somente será chamado à agência se for necessário. 


Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do INSS, será possível a concessão automática do benefício. Com a mudança, o instituto espera agilizar os processos e acabar com a longa espera nas filas para atendimento.


Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do instituto.

Outras mudanças
–  A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu INSS ou o telefone 135.


Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis: 


-Alterar meio de pagamento

-Atualizar dados cadastrais do beneficiário

-Atualizar dados do Imposto de Renda – Atualização de dependentes

-Atualizar dados do Imposto de Renda – Declaração de Saída Definitiva do País

-Atualizar dados do Imposto de Renda – Retificação de Dirf

-Cadastrar Declaração de Cárcere

-Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

-Cadastrar ou renovar procuração

-Cadastrar ou renovar representante legal

-Desbloqueio do benefício para empréstimo

-Desistir de aposentadoria

-Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados

-Pensão por morte

-Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

-Reativar benefício

-Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho

-Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

-Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

-Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

-Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

-Transferir benefício para outra agência 

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